Quando a docência opera para além da possibilidade de profissão para as mulheres: breves apontamentos

Autores

  • Amélia Teresinha Brum da Cunha Universidade Federal de Pleotas

Resumo

Resumo

Este texto traz reflexões sobre o processo de feminização da docé‚ncia tendo como orientação uma visão histórica dos fatos. Objetiva compreender a inserção das mulheres no mercado de trabalho como professoras. Metodologicamente desenvolveu-se sob o viés qualitativo, tendo por foco a análise de algumas das principais produções brasileiras que investigaram o tema da docé‚ncia na História brasileira.

Palavras-chave: Educação. Profissão Docente. História. Gé‚nero. Feminização.

Abstract

This text brings in reflections of the feminization process of teaching with a historical view of the facts. It aims to understand women's insertion as teachers in the job market. Methodologically, it has been developed under a qualitative perspective, focusing on the analysis of some of the main Brazilian productions that investigated the teaching theme in Brazilian history.

Keywords: Education. Occupation Teacher. History. Gender. Feminization.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amélia Teresinha Brum da Cunha, Universidade Federal de Pleotas

Bolista Pós-Doc do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Membro do corpo editorial da Revista Cadernos de Educação da UFPel. Doutora em Educação - PGE/FaE/UFPel. Mestre em Educação - PPGE/FaE/UFPel. Graduada em Estudos Sociais e Licenciada em História. 

Downloads

Publicado

2018-02-12

Como Citar

Brum da Cunha, A. T. (2018). Quando a docência opera para além da possibilidade de profissão para as mulheres: breves apontamentos. Caderno Espaço Feminino, 30(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/40068

Edição

Seção

Artigos