Educação infantil e a luta pela isonomia salarial e de condições de trabalho: a experiência da rede municipal de educação de Belo Horizonte

Autores

  • Maria do Céu da Consoloção Rocha

Resumo

As funções das professoras da educação infantil têm sofrido alterações ao longo do tempo, influenciada por decisões e ações na esfera política, assim como pela visão pedagógica dos meios acadêmicos e pelas concepções de senso comum advindas da sociedade. Ao assumir o lugar social de professora da educação infantil, a profissional deve, freqüentemente, dialogar com as várias idéias do que é ser professora desta etapa da educação básica na sociedade contemporânea, a fim de se colocar frente às demandas e questões cotidianas. Neste artigo queremos elucidar a questão do que representa ser professoras da educação infantil, a partir da experiência da Rede Municipal de Belo Horizonte, que no ano de 2003 criou um cargo específico para trabalhar com a faixa etária de 0 a 5 anos e oito meses. Queremos demonstrar como a concepção de educação infantil influencia na maneira como o cargo é criado e a resistência e dificuldades diante desta concepção, enfrentadas e elucidadas principalmente pelo corpo docente da rede.

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Publicado

2007-05-03

Como Citar

Rocha, M. do C. da C. (2007). Educação infantil e a luta pela isonomia salarial e de condições de trabalho: a experiência da rede municipal de educação de Belo Horizonte. Caderno Espaço Feminino, 15(18). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/39

Edição

Seção

Artigos