El sexismo en la psicologia mexicana

Autores

  • Rosário Román Pérez

Resumo

Resumo: A psicologia mexicana, bem como outras ciências sociais, não pode ser neutra às influências de contexto cultural e psicossocial. Ainda que nas universidades a disciplina ganhou certa feminilidade, o avanço dos conhecimentos tem sido pouco sensível às tendências emergentes, no que diz respeito a iniqüidades nas suas relações de gênero. A psicologia e particularmente a psicologia da personalidade e o desenvolvimento, reproduz uma visão sesgada sobre os sexos. O presente trabalho, aporta alguns indícios para promover a reflexão dos formadores e formadoras de novos profissionais da psicologia, no intuito de impulsionar a pesquisa no que concerne ao conceito de gênero e a participação das psicólogas nos processos de avanço e consolidação da psicologia como ciência e profissão. Palavras-Chave: Sexismo. Psicologia Mexicana. Ciência e Gênero. Psicologia e Feminismo. Psicologia e Discriminação de Gênero. Abstract: Psychology in Mexico as any other social sciences can not be neutral to the influence of cultural context. Despite the fact that the area of psychology in Mexican universities has become feminized, the scientific body of knowledge has been relatively insensible to the emergent tendencies of gender inequities. Psychology and mainly personality psychology and developmental psychology reproduce the sexual stereotypes. In this work, we discuss some ideas to motivate university teachers to reconsider the inclusion of gender perspective in research and to stimulate participation of women psychologists in the advancement and consolidation of the psychology as a science and as a profession. Keywords: Sexism. Mexican Psychology. Science and Gender. Psychology and Feminism. Psychology and Gender Discrimination.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-03-17

Como Citar

Pérez, R. R. (2008). El sexismo en la psicologia mexicana. Caderno Espaço Feminino, 17(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/376

Edição

Seção

Artigos