Gênero, cidadania e participação política:as aventuras e desventuras de uma "cocotteâ€?no movimento abolicionista

Autores

  • Marinete dos Santos Silva Eniversidade Estadual do Norte Fluminense

Resumo

O artigo em questão trata da participação polí-tica feminina na cidade do Rio de Janeiro na segunda me-tade do século XIX. A campanha abolicionista propiciou oensejo para que algumas mulheres pudessem adentrar àcena pública, considerada até então como um apanágiomasculino. Uma atriz de café-concerto e uma princesa fo-ram então alvo de severas críticas pela ousadia da trans-gressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinete dos Santos Silva, Eniversidade Estadual do Norte Fluminense

Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1970). Possui mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1976); Diplôme D'études Approfondies em Estudos da América Latina pela Universidade de Paris III, Sorbonne-Nouvelle (1985), doutorado em Estudos das Sociedades Latino Americanas com concentração em História pela Universidade de Paris III, Sorbonne-Nouvelle, (1991) e especialização em Liderança e Empreendimentos Femininos pelo Instituto Internacional Histadrut, Israel (1998). Atuou como professora da Universidade Federal do Pará (1992-1994) e no Departamento de História da UFF (1994-1996, Bolsa de Recém Doutor CNPq). Exerceu a função de Técnica em História na Secretaria de Educação do Município de Rio de Janeiro (1997 - 1999). Atualmente é Professora Associada de História na UENF e foi Chefe do Laboratório de Estudos da Sociedade Civil e do Estado da UENF (2007-2009).

Downloads

Como Citar

Silva, M. dos S. (2010). Gênero, cidadania e participação política:as aventuras e desventuras de uma "cocotteâ€?no movimento abolicionista. Caderno Espaço Feminino, 21(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/3696

Edição

Seção

Artigos