MULHERES E TRABALHO: reflexão a partir dos Almanachs de Pelotas (1913-1935) e de seus reclames

Autores

  • Paula Garcia Lima Universidade Federal de Pelotas
  • Francisca Ferreira Michelon Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Este artigo entende gênero como uma categoria que se constrói no processo, logo, a compreensão do passado constitui um requisito importante para reflexões no presente. Com esta finalidade são trazidos como objetos de análise os Almanachs de Pelotas (1913 a 1935) e seus reclames, tanto através do seu conteúdo verbal quanto visual, colocando como base para a discussão proposta as relações das mulheres com o trabalho a partir do que era veiculado pela referida publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Garcia Lima, Universidade Federal de Pelotas

Professora assistente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) do Centro de Artes. Possui graduação em Artes Visuais - Habilitação em Design Gráfico pela UFPel (2004) e Graduação em Licenciatura Plena em Design (2009) pelo IF Sul-Rio-Grandense.

Francisca Ferreira Michelon, Universidade Federal de Pelotas

possui mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Estágio no Arquivo Fotográfico da Câmara de Lisboa (2009) em conservação de fotografia.

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Lima, P. G., & Michelon, F. F. (2015). MULHERES E TRABALHO: reflexão a partir dos Almanachs de Pelotas (1913-1935) e de seus reclames. Caderno Espaço Feminino, 28(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/28360

Edição

Seção

DOSSIÊ