A Mulher do Padre: pecado e transgressão na Baixa Idade Média Portuguesa

Autores

  • Edlene Oliveira Silva Universidade de Brasília

Resumo

Na sociedade portuguesa da Baixa Idade Média, nos séculos XIV e XV, o concubinato clerical foi definido pelas leis civis como um crime gravíssimo que podia receber penalidades que iam desde o degredo até a pena de morte. Apesar da Igreja considerar as concubinas de padres as verdadeiras culpadas pelo desvio dos religiosos, elas estavam sob jurisdição régia e tinham as suas punições estabelecidas nas Ordenações Afonsinas (1446). O código jurídico afonsino é um documento precioso para se conhecer a perseguição empreendida pelo poder real as concubinas de padres na Idade Média lusa e o imaginário medieval. Palavras Chaves: Concubinato Clerical, sexualidade, relações de gênero, Idade Média Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edlene Oliveira Silva, Universidade de Brasília

Professora do Cuirso de Especialização em História Cultura da Universidade de Brasilia. Autora da tese "Entre a batina e a aliança: das mulheres de padres do medievo ao Movimento de Padres Casados no Brasil Atual"

Downloads

Publicado

2011-04-01

Como Citar

Silva, E. O. (2011). A Mulher do Padre: pecado e transgressão na Baixa Idade Média Portuguesa. Caderno Espaço Feminino, 23(1/2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/2151

Edição

Seção

Dossiê: Corpos, identidades, singularidades em movimento