Cindy Sherman e gênero: formas de olhar

Autores

  • Roberto Berton de Unicamp

Resumo

Este texto analisa o desenvolvimento da série defotografias: "Untitled Film Stillsâ€? da artista americana CindySherman a partir de sua inserção em diversos debates sobre aquestão do feminismo em arte contemporânea. Combinandointerpretações de autores como Judith Butler, Arthur Dantoe Laura Mulvey o trabalho de Sherman é analisado enquantouma articulação de diversas performatividades; representaçõesde estereótipos femininos socialmente impostos através docinema e da televisão, oferecidos para o olhar do espectador masculino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Berton de, Unicamp

Professor Livre-Docente, Instituto de Possui Graduação e Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade São Francisco (1977), Mestrado (1987)e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Realizou pesquisa de Pós-Doutorado na Université Paris III - Sorbonne Nouvelle (1998-99), Paris, com o estudo "A Fotografia de Vanguarda: dos anos 20 aos 50". Atualmente é Professor Livre Docente (2004) do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, onde ministra disciplinas na área de Fotografia, para o Programa de Pós-Graduação em Multimeios e para Curso de Graduação em Dança. Possui experiência na área de Composição, Produção Fotográfica e História da Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos de vanguarda, fotografia surrealista, fotografia contemporânea e fotografia de dança. Ministra, atualmente, a disciplina "A Mensagem Fotográfia: Problematização e Realização". Atua como fotógrafo, exerce curadoria, organiza e participa de exposições artísticas, desde o início dos anos 80.

Downloads

Como Citar

Roberto Berton de. (2009). Cindy Sherman e gênero: formas de olhar. Caderno Espaço Feminino, 20(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/2144

Edição

Seção

Artigos