"A 'Boa' e as 'Boas': o consumo de cerveja e de mulheres nos comerciais de TV"

Autores

  • Luciana Patrícia Zucco Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Resumo

Este artigo é vinculado à pesquisa "Sexualidadeem Discursos: um estudo sobre revistas femininas emasculinasâ€? e tem como objetivo analisar os discursos degênero e a visão do feminino nos comerciais televisivos dacerveja Antarctica. A abordagem utilizada foi a qualitativa2 e aconstrução dos dados se deu a partir da análise de discursos3.Foram selecionados cinco comerciais do "Bar da Boaâ€?, (2006e 2007). Neste o corpo feminino é entendido como objetode consumo para homens e de desejo para mulheres, assimcomo, o apelo sexual é uma das mais importantes estratégiasutilizadas pela publicidade nestes comerciais. Taisrepresentações são materializadas através de um padrão debeleza, de raça e etnia e de comportamento dos gêneros. Oproduto cerveja e o "produtoâ€? mulher, de maneira erotizada,são veiculados pela TV e incitados a serem consumidos.

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Biografia do Autor

Luciana Patrícia Zucco, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Assistente Social. Professora Adjunta doDepartamento de Política Social e Serviço Social Aplicado daEscola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2009-07-17

Como Citar

Zucco, L. P. (2009). "A ’Boa’ e as ’Boas’: o consumo de cerveja e de mulheres nos comerciais de TV". Caderno Espaço Feminino, 20(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/2140

Edição

Seção

Artigos