Discurso, poder e a moralidade (in)desejada da Chapeuzinho Vermelho na mídia

Autores

  • Denise Gabriel Witzel Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO - campus de Guarapuava - Paraná - Brasil.

Resumo

A partir das formulações da Análise do Discurso de linha francesa, que apontam a relação do sujeito com o controle dos poderes de que trata Michel Foucault, proponho um estudo sobre a (re)produção de subjetividades e de identidades do feminino, focalizando o funcionamento discursivo de peças publicitárias impressas que retomam interdiscursivamente enunciados que se consolidaram nos tradicionais contos de fadas, particularmente no clássico Chapeuzinho Vermelho.

Biografia do Autor

  • Denise Gabriel Witzel, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO - campus de Guarapuava - Paraná - Brasil.
    Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-FCL- Araraquara-SP; professora do departamento de Letras da UNICENTRO-Guarapuava-PR.

Downloads

Publicado

2013-03-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Discurso, poder e a moralidade (in)desejada da Chapeuzinho Vermelho na mídia. (2013). Caderno Espaço Feminino, 25(2). https://seer.ufu.br/index.php/neguem/article/view/15187