Planejamento de Aulas para os AFEFs com Elementos da BNCC

Autores

  • João Socorro Pinheiro Ferreira UNIFAP/PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Resumo

Este artigo científico apresenta quatro modelos de planos de aula para os Anos Finais do Ensino Fundamental (AFEF), referenciados teoricamente pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2018. Nos planejamentos apresentados, será possível compreender como deverão ser as aulas de matemática para os AFEF’s. A metodologia proposta para cada plano de aula é a da Aprendizagem Ativa, com práticas em ambientes de informática aplicada ao ensino de matemática – são as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’S) preconizada na BNCC. Uma característica importante é a de utilizar algoritmo de programação como metodologia de ensino e aprendizagem, como uma das aprendizagens ativas. Os códigos-fontes dos algoritmos estão escritos em Pascalzim e VisualG, para serem validados. As situações-problemas são retiradas de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Edição

Seção

Educação Matemática