A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA LICENCIATURA

UMA ANÁLISE DESCRITIVA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIFAP

Autores

  • Cleonaia Silva Alfaia Universidade Federal do Amapá
  • João Socorro Pinheiro Ferreira Universidade Federal do Amapá

Resumo

A produção do conhecimento, no país, tem sido objeto de investigação de diversas pesquisas conhecidas por “Estado do Conhecimento”, “Estado da Arte”, “Pesquisa sobre Pesquisa” entre outros nomes. Nesse sentido, realizou-se um estudo sobre o “Estado da Arte” referente à produção científica do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Para tanto, delimitou-se como objeto deste estudo os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) defendidos pelos egressos do curso de Matemática no período de 1994 a 2018. Assim, o objetivo deste trabalho foi: analisar e identificar as áreas de concentração, linhas de pesquisa e as vertentes metodológicas apresentadas nos TCC’s. A coleta de dados foi realizada no acervo da biblioteca central (BIC) da referida instituição, com amostra de 217 trabalhos. O método utilizado foi à pesquisa documental com abordagem quantitativa. Teve como instrumento de análise: a leitura dos Títulos, Resumos e Palavras-chave. Adotaram- se como categorias de analises quatro áreas de concentração da Matemática: Álgebra, Análise e Aritmética (AAA), Educação Matemática (EM), Geometrias (GEO) e Matemática Aplicada Computacional (MAC). Os resultados indicaram que a área de EM tem sido deixada em segundo plano nos últimos anos, enquanto que as produções na área de AAA vêm crescendo. No entanto, as linhas de pesquisas mostraram uma diversificação de temáticas em cada área de concentração, uma ou duas se destacaram, como por exemplo, na área de AAA, o destaque foi na linha Cálculo Diferencial e Integral; na área de EM foi na temática Tecnologia de Informação e Comunicação; na área de GEO foi os Conceitos em Geometria Euclidiana; e na área de MAC foi a linha Sistema Dinâmico. Quanto as vertentes metodológicas, constatou-se que as metodologias mais usadas nos trabalhos foram a de “Revisão Teórica na Educação Superior” seguida da “Pesquisa de Campo”, porém esta primeira foi superior, indicando que a produção do conhecimento no curso tende para estudos teoréticos típicos da Matemática Pura. Portanto, para constatações dos resultados e conjecturas para o futuro do curso de licenciatura em Matemática da UNIFAP, recomenda-se que novos estudos sejam feitos anualmente, a fim de que possam atualizar os resultados obtidos até o
momento desta pesquisa.

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Educação Matemática