Revisitando a Relação entre Integração e Derivação como Operações Inversas

Autores

Resumo

Este artigo é destinado para estudantes dos cursos de exatas, tanto aos que ainda estão aprendendo o formalismo da liguagem matemática como também àqueles mais avançados e familiarizados com conceitos vistos nas
disciplinas de Cálculo e Ãlgebra Linear. Explorando uma abordagem algébrica e distinta daquela convencional nos livros de Cálculo, nós constatamos, via Teorema Fundamental do Cálculo, que a operação de derivação é uma inversa à esquerda da operação de integração, mas não é uma inversa à direta, visto que funções que diferem por uma constante possuem a mesma derivada. Em seguida, apontamos o papel desempenhado pelo Teorema dos Isomorfismos entre Espaços Vetoriais, um variante do Teorema do Núcleo e da Imagem, que é também responsável pela conexão estabelecida entre as operações de integração e diferenciação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rui Eduardo Brasileiro Paiva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Sou graduado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), possuo especialização em Ensino de Matemática pela UECE e mestrado acadêmico em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente cursando doutorado em Sistemas e Computação pelo Departamento de Informática e Matemática Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além disso, sou Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, com experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria e Topologia, e Computação, com ênfase em Matemática Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: variedades de Hadamard, funções de Busemann, teoria geométrica das folheações, matemática intervalar, BL-algebras, lógica algébrica e funções de agregação polimorfas.

Downloads

Publicado

2017-08-16