"Ser alemão de verdade"
Participação e construção de entendimentos em práticas multilíngues em aulas de alemão como língua adicional
DOI:
https://doi.org/10.14393/10.14393/LL63-v35nEsp2019-8Palavras-chave:
Contexto multilíngue, Práticas de linguagem, Participação, AprendizagemResumo
Este artigo é resultante de compreensões elaboradas por meio de uma Etnografia da Linguagem (DALLA VECCHIA, 2018) que acompanhou aulas de língua alemã em uma turma de 1º e uma de 3º ano do Ensino Médio, no período anterior ao exame de proficiência em língua alemã em um colégio privado situado em “uma colônia alemã” no interior do Paraná. Propomos como objetivo refletir sobre participação e usos da língua(gem) em construções situadas, articuladas com identidades e valores das línguas ou do que representam localmente. Como resultados, apresentamos que os participantes, na fala-em-interação, utilizam o seu repertório para alcançarem entendimentos e avançarem em direção à proficiência esperada para que tenham um bom desempenho no exame de proficiência em língua alemã, o que está relacionado com a construção de uma identidade que indica, para esses alunos, mobilidade local e translocal.
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