Letramentos no contexto da educação hospitalar

Autores

  • Itamara Peters Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v33n1a2017-12

Palavras-chave:

Letramento, Ensino de Língua Portuguesa, Educação hospitalar

Resumo

Este estudo aborda as concepções de letramento que emergem do discurso dos professores que atuam na área de Linguagem no Serviço de Atendimento à Rede Escolarização Hospitalar (SAREH) do Paraná, instrumentalizado pela aplicação de um questionário aos professores que atuam nesse contexto. A pesquisa teve como objetivo geral analisar e compreender de que modo o ensino da Língua Portuguesa é abordado no SAREH, a fim de elaborar orientações teórico-metodológicas para os docentes que atuam nessa área. Pauta-se metodologicamente na abordagem qualitativa e no estudo de caso, tomando como ferramenta de geração de dados o questionário misto, com questões abertas e fechadas, o qual foi aplicado em nove unidades hospitalares conveniadas com a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, para dez professores da área de Códigos e Linguagem. A análise do material coletado foi feita com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), a partir de categorias estabelecidas durante a observação dos dados. O trabalho tem como referencial teórico de base estudos sobre letramento, sua escolarização e seu desmembramento na educação escolar hospitalar. Para este texto, a finalidade é investigar as representações sobre letramento que emergem dos discursos dos referidos docentes em 2015. Busca-se, assim, contribuir para os estudos acerca dos processos de letramento no programa de escolarização hospitalar.

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Biografia do Autor

Itamara Peters, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Docente de língua portuguesa no programa SAREH/SEED- Paraná no Hospital Pequeno Príncipe, Curitiba. Membro do GP DIALE (CNPq/UENP).

Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em Letras/Anglo pela Universidade Estadual de Londrina (2005), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unopar (2007) e mestrado (2008/bolsa CAPES) e doutorado (2012/bolsa CAPES) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2017-07-31

Como Citar

PETERS, I.; BARROS, E. M. D. de. Letramentos no contexto da educação hospitalar. Letras & Letras, Uberlândia, v. 33, n. 1, p. 252–279, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v33n1a2017-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/14. Acesso em: 22 jul. 2024.