Letramentos no contexto da educação hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v33n1a2017-12Keywords:
Letramento, Ensino de Língua Portuguesa, Educação hospitalarAbstract
Este estudo aborda as concepções de letramento que emergem do discurso dos professores que atuam na área de Linguagem no Serviço de Atendimento à Rede Escolarização Hospitalar (SAREH) do Paraná, instrumentalizado pela aplicação de um questionário aos professores que atuam nesse contexto. A pesquisa teve como objetivo geral analisar e compreender de que modo o ensino da Língua Portuguesa é abordado no SAREH, a fim de elaborar orientações teórico-metodológicas para os docentes que atuam nessa área. Pauta-se metodologicamente na abordagem qualitativa e no estudo de caso, tomando como ferramenta de geração de dados o questionário misto, com questões abertas e fechadas, o qual foi aplicado em nove unidades hospitalares conveniadas com a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, para dez professores da área de Códigos e Linguagem. A análise do material coletado foi feita com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), a partir de categorias estabelecidas durante a observação dos dados. O trabalho tem como referencial teórico de base estudos sobre letramento, sua escolarização e seu desmembramento na educação escolar hospitalar. Para este texto, a finalidade é investigar as representações sobre letramento que emergem dos discursos dos referidos docentes em 2015. Busca-se, assim, contribuir para os estudos acerca dos processos de letramento no programa de escolarização hospitalar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.