Projeto didático de gênero e produção de documentário: uma experiência no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v33n1a2017-10

Palavras-chave:

Letramentos, Gêneros Textuais, Documentário

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência de ensino que envolveu o gênero documentário e foi desenvolvida em uma escola pública de Marabá (PA) com o apoio do MediaLab (Unifesspa) e do Programa Arte na Escola (na Unifesspa). De modo mais específico, procuramos: 1) apresentar conceitos sobre letramento e levantar alguns princípios sobre ensino de gêneros discursivos/textuais, seguindo uma perspectiva social, histórica e cultural; 2) apresentar uma proposta pedagógica que possa contribuir com o letramento de alunos do Ensino Fundamental; e 3) descrever o documentário produzido pelos alunos. Com esta proposta, promovemos a mobilização de diferentes letramentos: linguístico (envolvendo atividades de leitura, produção textual e análise linguística), tecnológico (incluindo a exploração de tecnologias de áudio e vídeo na produção de documentários) e científico (possibilitando a construção de conhecimentos de mundo no desenvolvimento de pesquisas de temáticas de interesse dos alunos). Além disso, contribuímos para que os alunos desenvolvessem capacidades que os instrumentalizam a entender, narrar, transcrever e sistematizar informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Livramento Pereira Araújo

Tânia Maria Moreira

João Leno Pereira de Maria, Universidade Federal do Pará

Professor, Mestre em Artes.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Como Citar

ARAÚJO, M. do L. P.; MOREIRA, T. M.; DE MARIA, J. L. P. Projeto didático de gênero e produção de documentário: uma experiência no Ensino Fundamental. Letras & Letras, Uberlândia, v. 33, n. 1, p. 209–227, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v33n1a2017-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/12. Acesso em: 22 nov. 2024.