Projeto didático de gênero e produção de documentário: uma experiência no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v33n1a2017-10Keywords:
Letramentos, Gêneros Textuais, DocumentárioAbstract
Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência de ensino que envolveu o gênero documentário e foi desenvolvida em uma escola pública de Marabá (PA) com o apoio do MediaLab (Unifesspa) e do Programa Arte na Escola (na Unifesspa). De modo mais específico, procuramos: 1) apresentar conceitos sobre letramento e levantar alguns princípios sobre ensino de gêneros discursivos/textuais, seguindo uma perspectiva social, histórica e cultural; 2)Â apresentar uma proposta pedagógica que possa contribuir com o letramento de alunos do Ensino Fundamental; e 3) descrever o documentário produzido pelos alunos. Com esta proposta, promovemos a mobilização de diferentes letramentos: linguístico (envolvendo atividades de leitura, produção textual e análise linguística), tecnológico (incluindo a exploração de tecnologias de áudio e vídeo na produção de documentários) e científico (possibilitando a construção de conhecimentos de mundo no desenvolvimento de pesquisas de temáticas de interesse dos alunos). Além disso, contribuímos para que os alunos desenvolvessem capacidades que os instrumentalizam a entender, narrar, transcrever e sistematizar informações.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.