Multiletramentos na escola: o uso do celular e do WhatsApp nas aulas de produção textual em Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v32n4a2016-12Keywords:
Multiletramentos, Novas tecnologias, Celular, WhatsApp, Produção textualAbstract
Este artigo centra-se na discussão sobre a inserção das novas tecnologias na sala de aula - em especial, das tecnologias digitais - envolvendo as práticas sociais de leitura e de escrita. Por meio desta pesquisa, pudemos trabalhar, por exemplo, o celular e o WhatsApp como ferramentas de produção do conhecimento em que saberes são gerados e dialogados no espaço escolar. Escolhemos como objeto de estudo as práticas de letramentos no espaço digital do WhatsApp e definimos como objetivo geral propor práticas sociais de leitura e de escrita com o uso do celular e do WhatsApp. O desenvolvimento do estudo se deu à luz das teorias sobre os estudos dos letramentos, dos multiletramentos, das novas tecnologias e da tecnologia mobile. Os resultados permitiram evidenciar que a pedagogia dos multiletramentos contribuiu de forma significativa para a produção escrita dos alunos e que as práticas de letramentos norteadas em práticas sociais, através do celular e do WhatsApp, intensificaram a interatividade e a criticidade do alunado. Em síntese, convém enfatizar a importância de quebrar as barreiras e permitir a convergência desse mundo digital ao mundo da sala de aula.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-12-31
How to Cite
TAVARES, L. H. M. da C.; MORAIS, D. K. P. C. Multiletramentos na escola: o uso do celular e do WhatsApp nas aulas de produção textual em Língua Portuguesa. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 4, p. 243–270, 2016. DOI: 10.14393/LL63-v32n4a2016-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/35204. Acesso em: 27 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.