Auto representações de uma professora de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL65-v32n3a2016-9Keywords:
Representações, Professor de Língua Inglesa, Prática PedagógicaAbstract
O presente trabalho aborda a formação de professores na área de Linguística Aplicada buscando analisar dizeres a partir da teoria do discurso atravessada pela psicanálise Freud-lacaniana. Nessa abordagem, o sujeito é heterogêneo, dividido pelo inconsciente e afetado pela linguagem, em busca da completude e unidade que, por serem da ordem do impossível, permitem constantes questionamentos e transformações. O sujeito-professor passa por deslocamentos identitários quando busca se tornar um professor de língua estrangeira (LE) e passa a se identificar como portador de um saber que o distingue das outras pessoas. Neste trabalho, focalizamos em algumas representações de uma professora de Língua Inglesa (LI) sobre si como educadora, e utilizamos recortes de um corpus maior para o desenvolvimento das análises, no qual usamos como metodologia o diário de notas da professora, entrevistas semiestruturadas e notas de campo. O corpus foi organizado a partir de temas surgidos desses dizeres. Percebemos que a docente representa-se, frustrada e insatisfeita com o seu próprio conhecimento da LI, com a desvalorização do professor e com sua falta de autoridade em sala de aula. Ela também se compara aos outros professores, buscando como sujeito desejante e implicada na formação continuada, se aproximar de uma imagem de si mais proficiente e mais preparada metodologicamente. Este estudo pode contribuir para problematizar a formação de professores, pois discutimos temas que podem fazer com que os docentes se confrontem com os significantes que eles se atribuem ao se dizerem professores e falantes de língua estrangeira.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-11-03
How to Cite
GIAROLA, N. M. S. Auto representações de uma professora de língua inglesa. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 3, p. 148–163, 2016. DOI: 10.14393/LL65-v32n3a2016-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/33310. Acesso em: 25 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.