Formação de professores: estágio supervisionado e a prática docente em aulas de português
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v31n3a2015-8Keywords:
Estágio Supervisionado, PROFLETRAS, Ensino de Português, PISAAbstract
Este artigo tem por objetivo mostrar que os relatórios de estágio supervisionado, elaborados por alunos de licenciatura em português, constituem uma fonte potencial de pesquisa aos interessados na melhoria do ensino de leitura e escrita no nível básico. Inicialmente é descrito um cenário mais amplo onde são alocadas a classificação dos estudantes brasileiros no teste PISA, as iniciativas governamentais que visam à melhoria do sistema de ensino, a rotina dos cursos de letras no que diz respeito à licenciatura em português. Dentre as iniciativas governamentais apontam-se os testes censitórios (ENEM, ENADE, ANRESC e ANA) e o PROFLETRAS. O diagnóstico é que pouca atenção tem sido dada à licenciatura, em geral, nos cursos de graduação e, em particular, às horas de observação e demais atividades desenvolvidas durante o estágio obrigatório. Propõe-se um roteiro de estágio, e justificativas para sua adoção.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-06-29
How to Cite
RAMOS, J. M. Formação de professores: estágio supervisionado e a prática docente em aulas de português. Letras & Letras, Uberlândia, v. 31, n. 3, p. 120–131, 2015. DOI: 10.14393/LL63-v31n3a2015-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/30595. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
The authors retain author's rights but grant the journal the right of firsth publication. The works are licensed under Creative Commons Attribution License, which allows sharing provided that the authors and this journal are properly ackonwledged.