DO BULLYING À PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO
relatos de experiências educacionais, sociais e laborais para a comunidade lgbt+
DOI:
https://doi.org/10.14393/DP-v6n1-2019-58935Palabras clave:
Educação, Bullying, Trabalho, Vulnerabilidade, Comunidade LGBTResumen
O bullyng, a evasão escolar são frutos do ciclo inicial da precarização do trabalho na comunidade LGBT+. Para que se forme e reforme a sociedade, as minorias precisam de alteridade, estima e perspectivas reais. Este artigo pretende apresentar, num primeiro momento, uma discussão da relação entre a baixa escolaridade, o preconceito, discriminação e a precarização do trabalho para as pessoas da diversidade, além de relatar as vivências do programa “Viva Mais” em seu eixo focalizado “Viva Mais Diversidade” do complexo dos bairros da zona Oeste do município de Uberlândia, Minas Gerais. Em instituição local, uma equipe interdisciplinar triava e cadastrava os moradores desse perfil, sendo convidados a participar, quinzenalmente, de sessões de filmes, palestras e encaminhamento para o mercado de trabalho. Nos resultados, tanto por parte dos profissionais quanto os próprios participantes, as vivências superaram as expectativas propostas. Nesse sentido, nota-se a relevância de mais estudos e planos de ação e intervenção a fim de se estabelecer estratégias para educação e empregabilidade das comunidades LGBT+, tendo como base a justiça e promoção social
Descargas
Citas
BERNARDO, N. Agressões já atingiram 68% dos jovens LGBT em escolas. Revista Gestão Escolar, 2016. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1670/agressoes-ja-atingiram-68-dos-jovens-lgbt-em-escolas>. Acesso em: 02. julho. 2019.
BELLONI, Luiza. 61% dos profissionais LGBT brasileiros escondem sua orientação no trabalho, 2016 - Disponível em: < https://www.huffpostbrasil.com/2016/02/04/61-dos-profissionais-lgbt-brasileiros-escondem-sua-orientacao-n_a_21695997/>. Acesso em: 02. julho. 2019.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e de participação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 511-530, jul. 2016. ISSN 1676-2592. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637507/13331>. Acesso em: 06 jul. 2019. doi:https://doi.org/10.20396/etd.v18i2.8637507.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
HARVEY, David. O Enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011.
IBIAPINA, I. M. L. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora. 2008. v. 1.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico. Brasília, 2017. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/uberlandia/panorama>. Acesso em 09/07/19.
ISNA - IntersexSocietyof North America. LGBT+: O que é intersexo? - tradução de Sandra Cunha, 2015. Disponível em: <https://www.esquerda.net/artigo/LGBT+-o-que-e-intersexo/37566>. Acesso em 09/07/19.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. A Pedagogia do Armário: heterossexismo e vigilância de gênero no cotidiano escolar. Educação On-Line, (PUCRJ), v. 10, p. 64-83, 2012.
MARINHO, S. Precarização social da população LGBT: um debate sobre trabalho, relações sociais no capitalismo e tendências contemporâneas do modo de produção capitalista. IV Seminário Internacional de Educação e Sexualidade; II Encontro Internacional de Estudos de Gênero, Vitório/Espírito Santo, 2016.
PASSATORE, Gabriela Uma análise da falta de inclusão da população LGBT no mercado de trabalho atual, 2016. - Disponível em: <https://gabrielapassatore.jusbrasil.com.br/noticias/338644133/a-discriminacao-da-populacao-lgbt-no-mercado-de-trabalho>. Acesso em: 02. julho. 2019.
PEREIRA, POTYARA AMAZONEIDA P.; STEIN, ROSA HELENA. Política social: universalidade versus focalização. Um olhar sobre a América Latina. In: BOSCHETTI, Ivanete et al. (Orgs). Capitalismo em crise, política social e direitos. São Paulo: Cortez, 2010. p. 106-130.
SANTOS NETO, Francisco. A reprodução heterossexista na socidade brasileira: A construção da vulnerabilidade das identidades LGBTS. In: Inventudes: Diálogos Sobre Infâncias e Juventudes na Amazônia, 2015.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. Coleção educação contemporânea, 2003.
VALE, João Henrique do; Silva, Cristiane. Homem confessa assassinato de dois homossexuais em Uberlândia. 2016. Disponível: < https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2016/11/18/interna_gerais,824958/homem-confessa-assassinato-de-dois-homossexuais-em-uberlandia.shtml>. Acesso em: 02. julho. 2019.
VALENTE, J. Agência Brasil - Direitos Humanos. Levantamento aponta recorde de mortes por homofobia no Brasil em 2017, 2018. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2018-01/levantamento-aponta-recorde-de-mortes-por-homofobia-no-brasil-em>. Acesso em: 02. julho. 2019.
OLIVEIRA JUNIOR, Tomaz Edson Ribeiro de. A importância da comunidade LGBT como segmento de interesse da hotelaria nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo no século XXI. 2014. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de Tecnólogo em Hotelaria do Curso de Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.
THIOLLENT, M. & SOARES, V. M. S. The subject of interdisciplinarity in the Production Engineering. International Conferenceon Education Engineering. Rio de Janeiro, CD-ROM, agosto 1998.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.