PRÁTICA PEDAGÓGICA

historicidade e a interdisciplinaridade na construção do sujeito

Autores/as

  • Aure Neire de Melo Bernardi Universidade Federal de Uberlândia
  • Natália Luiza da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v6n1-2019-58932

Palabras clave:

Historicidade, Interdisciplinaridade, Sujeito

Resumen

O presente artigo visa refletir sobre como o trabalho interdisciplinar com foco na historicidade pode contribuir para a formação de sujeitos letrados. Pretende abordar a construção histórica do sujeito diante do ambiente e da sociedade em que está inserido, utilizando o currículo como base para promover a interdisciplinaridade entre os conteúdos escolares. Parte do pressuposto de que cabe à escola desenvolver estratégias para que os/as estudantes percebam, de forma integrada, todos os aspectos que envolvem a origem e o desenvolvimento do município em que vive e a relação entre as matérias estudadas. As cidades se mostram cheias de motivos para aguçar a pesquisa em busca do conhecimento histórico e preparo para uma nova perspectiva de sustentabilidade urbana. A elaboração do artigo é focada nos sujeitos atuantes e atualizados com as diferentes formas de abordar a historicidade, por meio da interdisciplinaridade, para que possam formar alunos conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos. O conhecimento dos fatos históricos, pertinentes em cada época, desde o surgimento até os dias atuais, bem como de suas consequências e influências no desenvolvimento das sociedades, auxiliam na construção da criticidade dos alunos. Portanto, o trabalho visa o reconhecimento da educação como melhor caminho na busca do desenvolvimento social e sustentável. Tornando-se a chave para conscientização e construção de uma nova forma do viver, autossuficiente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BERNET, J. T. Cidades educadoras: base conceptuales. In: ZAINKO, M.A.S (org). Cidades educadoras. Curitiba: Ed. da UFPR, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

FAZENDA, I. A Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987

FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. (orgs) Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

JAPIASSÚ, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1994.

MORIN, E. Educação e complexidade os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2005.

PAVIANI, J. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. 2. ed. Caxias do Sul, RS: Educ, 2008.

SILVA, T. Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005

Publicado

2021-01-21