PRÁTICA PEDAGÓGICA
historicidade e a interdisciplinaridade na construção do sujeito
DOI:
https://doi.org/10.14393/DP-v6n1-2019-58932Palabras clave:
Historicidade, Interdisciplinaridade, SujeitoResumen
O presente artigo visa refletir sobre como o trabalho interdisciplinar com foco na historicidade pode contribuir para a formação de sujeitos letrados. Pretende abordar a construção histórica do sujeito diante do ambiente e da sociedade em que está inserido, utilizando o currículo como base para promover a interdisciplinaridade entre os conteúdos escolares. Parte do pressuposto de que cabe à escola desenvolver estratégias para que os/as estudantes percebam, de forma integrada, todos os aspectos que envolvem a origem e o desenvolvimento do município em que vive e a relação entre as matérias estudadas. As cidades se mostram cheias de motivos para aguçar a pesquisa em busca do conhecimento histórico e preparo para uma nova perspectiva de sustentabilidade urbana. A elaboração do artigo é focada nos sujeitos atuantes e atualizados com as diferentes formas de abordar a historicidade, por meio da interdisciplinaridade, para que possam formar alunos conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos. O conhecimento dos fatos históricos, pertinentes em cada época, desde o surgimento até os dias atuais, bem como de suas consequências e influências no desenvolvimento das sociedades, auxiliam na construção da criticidade dos alunos. Portanto, o trabalho visa o reconhecimento da educação como melhor caminho na busca do desenvolvimento social e sustentável. Tornando-se a chave para conscientização e construção de uma nova forma do viver, autossuficiente.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
FAZENDA, I. A Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987
FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. (orgs) Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
JAPIASSÚ, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1994.
MORIN, E. Educação e complexidade os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2005.
PAVIANI, J. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. 2. ed. Caxias do Sul, RS: Educ, 2008.
SILVA, T. Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.