O PERFIL DO EDUCADOR INFANTIL
Entre o mínimo legal e a formação necessária
DOI:
https://doi.org/10.14393/DP-v6n1-2019-58919Palabras clave:
Formação, Educação infantil, EducadoresResumen
O presente artigo trata dos resultados de uma pesquisa sobre o perfil do Educador Infantil: entre o mínimo legal e a formação necessária. Essa pesquisa foi norteada pela busca de resposta da seguinte indagação: o curso de magistério de nível médio corresponde à formação ideal para atender crianças da Educação infantil? Diante desta questão, pretendeu-se com o estudo realizado analisar se a Política Municipal de Educação da cidade de Uberlândia corresponde às necessidades educativas das crianças na faixa etária de zero a cinco anos, correspondente a Educação Infantil. Além disso, também buscou-se de forma específica estudar as características das crianças na faixa etária corresponde a Educação Infantil e refletir sobre como elas aprendem; analisar e comparar a legislação nacional, bem como a municipal, da cidade de Uberlândia, quanto aos critérios de formação para atuar na Educação infantil; estudar e sistematizar os principais saberes que o professor que atua na Educação infantil deve dominar; e analisar o Curso de Magistério de nível médio, quanto aos saberes e competências que são contemplados no referido curso. Para responder adequadamente ao problema da pesquisa e alcançar os objetivos pretendidos foram desenvolvidos estudos de natureza bibliográfica. Os resultados da pesquisa indicam que a formação na modalidade Normal em nível médio é insuficiente para contemplar saberes tão complexos que envolvem os processos de ensino e aprendizagem. Portanto, entre o mínimo legal e a formação necessária, a formação superior é de longe a mais indicada para uma atuação docente profissional
Descargas
Citas
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>.Acesso em: 19 ago. 2015.
______. Lei nº 12.796, de 04 de Abril 2013.Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm>. Acesso em: 19 ago. 2015.
______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, DF: 1998.v.1
______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, DF: 1998. v. 2.
______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, DF: 1998. V. 3.
______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Diretrizes Curriculares Nacionais Para O Ensino Médio. Brasília, DF: 1998.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação. Brasília, DF: 2005
______. FUNDEB.Emenda Constitucional nº 53, de 19 de Dezembro de 2006.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc53.htm>. Acesso em: 19 ago. 2015.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, DF: 2013.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CEB nº: 01/99. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de Professores na Modalidade Normal em Nível Médio. Brasília, DF: 1999. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/pceb001_99.pdf>. Acesso em: 04 jan. 2016.
_______. Resolução CNE/CEB 01, de 20 de agosto de 2003.Dispõe sobre os direitos dos profissionais da educação com formação de nível médio, na modalidade Normal emrelação à prerrogativa do exercício da docência, em vista do disposto na lei 9394/96.Brasília, DF: 2003. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb01_03.pdf>. Acesso em: 04 jan. 2016.
______. Parecer CNE/CEB Nº: 03/2003. Consulta tendo em vista a situação formativa dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental e da educação infantil. DF: 2003. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb003_03.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2015
______. Parecer CNE/CEB Nº: 11/2008. Proposta de instituição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio. Brasília, DF: 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/pceb011_08.pdf.. Acesso em: 19 ago. 2015.
______. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: 2009. Disponível em: <http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf>. Acesso em: 04 jan. 2016.
______. Parecer CNE/CEB Nº: 20/2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: 2009. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2097-pceb020-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 19 ago. 2015.
UBERLÂNDIA. Lei nº 11.967, de 29 de setembro de 2014. O plano de carreira dos servidores do quadro da educação da rede pública municipal de ensino de Uberlândia. Disponível em: http://www.uberlandia.mg.gov.br/uploads/cms_b_arquivos/11610.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2015.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.