O PERFIL DO EDUCADOR INFANTIL

Entre o mínimo legal e a formação necessária

Autores/as

  • Adriele de Freitas Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Márcia Regina Gonçalves Cardoso Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v6n1-2019-58919

Palabras clave:

Formação, Educação infantil, Educadores

Resumen

O presente artigo trata dos resultados de uma pesquisa sobre o perfil do Educador Infantil: entre o mínimo legal e a formação necessária. Essa pesquisa foi norteada pela busca de resposta da seguinte indagação: o curso de magistério de nível médio corresponde à formação ideal para atender crianças da Educação infantil? Diante desta questão, pretendeu-se com o estudo realizado analisar se a Política Municipal de Educação da cidade de Uberlândia corresponde às necessidades educativas das crianças na faixa etária de zero a cinco anos, correspondente a Educação Infantil. Além disso, também buscou-se de forma específica estudar as características das crianças na faixa etária corresponde a Educação Infantil e refletir sobre como elas aprendem; analisar e comparar a legislação nacional, bem como a municipal, da cidade de Uberlândia, quanto aos critérios de formação para atuar na Educação infantil; estudar e sistematizar os principais saberes que o professor que atua na Educação infantil deve dominar; e analisar o Curso de Magistério de nível médio, quanto aos saberes e competências que são contemplados no referido curso. Para responder adequadamente ao problema da pesquisa e alcançar os objetivos pretendidos foram desenvolvidos estudos de natureza bibliográfica. Os resultados da pesquisa indicam que a formação na modalidade Normal em nível médio é insuficiente para contemplar saberes tão complexos que envolvem os processos de ensino e aprendizagem. Portanto, entre o mínimo legal e a formação necessária, a formação superior é de longe a mais indicada para uma atuação docente profissional

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Citas

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Publicado

2021-01-20