Uma Postura Epistemológica Docente Compatível com a Orientação Teórico-Metodológica da Pedagogia Histórico-Crítica

Autores/as

  • Jeovandir Campos do Prado
  • Antonio Bosco de Lima
  • Wilson Augusto Costa Cabral

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v5n2-2018-51353

Palabras clave:

Filosofia da Práxis, Pedagogia Histórico-Crítica, Prática Social e Pedagógica docente

Resumen

O presente artigo busca promover uma discussão sobre uma prática, social e pedagógica, docente identificada com os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e com sua orientação teórico-metodológica, isto é, problematiza uma ação docente coerente com as aspirações marxistas e, ao mesmo tempo, com o método pedagógico de Saviani. Tem-se em observância que uma teoria pedagógica, assente no materialismo histórico e dialético, pressupõe um tratamento diferenciado da complexa e interdependência dos fenômenos sociais e, consequentemente, de seus desdobramentos na realidade educacional. Nesse sentido, a necessidade da compreensão da educação como atividade mediadora, expressa no pensar e agir do educador Dermeval Saviani, na qual, uma prática docente na perspectiva histórico-crítica, em concordância com o pensamento gramsciano, não pode abrir mão do seu caráter intencional e de atuação ao nível das consciências.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jeovandir Campos do Prado

Doutor em Educação. Docente da Rede Estadual de Minas Gerais. Colaborador do Grupo de Pesquisa Estado, Democracia e Educação - GPEDE.

Antonio Bosco de Lima

Doutor em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UFU. Líder do Grupo de Pesquisa Estado, Democracia e Educação - GPEDE. Pesquisador CNPq e FAPEMIG.

Wilson Augusto Costa Cabral

Doutorando em Educação pelo PPGED/UFU. Colaborador do Grupo de Pesquisa Estado, Democracia e Educação - GPEDE.

Citas

BETTI, G. Escuela, educación y pedagogíaen Gramsci. Barcelona: Ediciones Martínez Roca, 1981.

DUARTE, N. A importância da concepção de mundo para a educação escolar: porque a Pedagogia Histórico-Crítica não endossa o silêncio de Wittgenstein. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 8-25, jan. 2015.

______. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

______. Elementos para uma ontologia da educação na obra de Dermeval Saviani. In: SILVA JUNIOR, C. A. (Org.). Dermeval Saviani e a Educação Brasileira: o Simpósio de Marília. São Paulo: Cortez, 1994, p. 129-149.

FRIGOTTO, G. Enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2000, p. 69-90.

GARAYALDE, E. J. M. Prefácio à edição uruguaia. In: SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

______. El materialismo histórico y la filosofía de Benedetto Croce. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 1971.

KOSIK, K. Dialética do Concreto.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

LÖWY, M. Ideologias e ciências sociais: elementos para uma análise marxista. São Paulo: Cortez, 1991.

______. Método dialético e teoria política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

MARX, K; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
OLIVEIRA, B. A. Fundamentação marxista do pensamento de Dermeval Saviani. In: SILVA JUNIOR, C. A. (Org.). Dermeval Saviani e a Educação brasileira: o Simpósio de Marília. São Paulo: Cortez, 1994, p. 105-128.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

______. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. In: LOMBARDI J. C.; SAVIANI D.; NASCIMENTO M. I. M (Orgs.). Navegando pela História da Educação Brasileira. [CD-ROM online]. Campinas, SP: Graf. FE: HISTEDBR; 2006, p. 1-37. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/artigos_frames/artigo_036.html. Acesso em: 10 abr. 2015.

______. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

______. Contribuições da filosofia para a educação. Em Aberto, Brasília, ano 9, n. 45, p. 1-9, jan/ mar 1990.

SAVIANI, D.; DUARTE, N. Prefácio. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (Orgs.). Pedagogia Histórico-Crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012, p.1-11.

SNYDERS, G. Escola, classe e luta de classes. Lisboa: Moraes Editores, 1977.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Praxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1977.

ZANELLA, J. L. O trabalho como princípio educativo do ensino. 2003. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, Campinas: SP, 2003.

Publicado

2019-10-31