DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Autores/as

  • Larissa Caroline Silva Jordão Universidade de Uberaba
  • Marcel Alessandro Claro Universidade de Uberaba

Palabras clave:

Docência universitária, arquiteto-urbanista, teoria e prática, profissional reflexivo

Resumen

Este artigo aborda uma temática que atualmente tem atraído as atenções de pesquisadores em todo o mundo, a docência universitária. Trata-se aqui da docência no ensino de Arquitetura e Urbanismo, por ainda possuir lacunas e potencialidades de estudos que foquem mais especificadamente sobre a formação dos formadores de arquitetos e urbanistas. Objetiva-se analisar como foi o ensino de arquitetura e urbanismo ao longo da história, assim como ele se apresenta na atualidade. Utiliza-se como metodologia a pesquisa qualitativa, com revisões de bibliografias como o trabalho de Schön (2000), o de Pimenta (2002), o trabalho de Graeff (1995). Assim como se revisam os trabalhos de Freire (2002), Rios (2001) e Maragno et al (1999, 2012). Desta forma pretendeu-se avaliar quais os conhecimentos didático-pedagógicos e as competências que os docentes desta área têm ao iniciar sua prática docente. Para a construção desse pensamento foi necessário entender alguns aspectos gerais sobre o ensino superior, compreender o processo histórico pelo qual a universidade e o ensino de arquitetura e urbanismo passaram desde seu primeiro ensino de nível superior associada às Faculdades de Belas Artes e o motivo pelo qual o processo crítico-reflexivo é tão importante para a formação do docente arquiteto-urbanista

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDRADE, R.M.F.. Artistas coloniais. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1997.

ASSOCIA

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCA

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

JORD

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 24ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GRAEFF, Edgar A., Arte e Técnica na formação do arquiteto. São Paulo: Studio Nobel

MARAGNO, Gogliardo Vieria. Questões sobre a qualificação e o ensino de arquitetura e urbanismo no brasil. São Paulo, 2012.

_______________________. Abertura de novos cursos de arquitetura e urbanismo: uma questão de quantidade ou de qualidade. In: Associação brasileira de escolas de arquitetura. Caderno 21.

PIMENTA, S. Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: Pimenta, S. Garrido; Ghedin, E. (orgs.), Professor Reflexivo no Brasil

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: Por uma docência da melhor qualidade.2.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SCHLEE, Andrey. GUTIERREZ, Ester. COSTA, Fernando. MARAGNO, Gogliardo. OLIVEIRA, Isabel. QUEIR

SCH

Publicado

2016-03-14