EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE A ESCOLA: APONTAMENTOS PARA A TEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Melchior José Tavares Júnior Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

Educação Ambiental, Ensino Superior, interação universidade-escola

Resumen

O objetivo desse trabalho foi investigar o desenvolvimento da Educação Ambiental no Ensino Superior a partir de sua ocorrência nos anais de três eventos científicos, os quais possuem como foco a interação universidade-escola. Foram selecionados o Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola, ocorrido na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP), campus da Universidade Federal de Uberlândia; o Encontro Sobre Investigação na Escola, ocorrido em diversas cidades do estado do Rio Grande do Sul e o Encontro Cirandar: Rodas de Investigação desde a Escola, ocorrido no município Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Utilizamos descritores para identificar, a partir do título do artigo, os trabalhos relacionados com a Educação Ambiental. Foram os seguintes: Educação Ambiental, Percepção ambiental, Educação para o meio ambiente; Preservação do meio ambiente; Consciência ambiental; conservacionismo. Após teste com esses descritores (SILVA; LUZ; FARIA FILHO, 2010), ampliamos os termos de busca com a inserção dos descritores meio ambiente, ambiente, lixo e futuro. A ocorrência de apenas 48 trabalhos sobre Educação Ambiental em um total de 2.430 constantes dos anais dos três eventos sugere que o desenvolvimento dessa temática no Ensino Superior pode estar ocorrendo a passos lentos. Apesar da novidade do tema e de toda a complexidade que o acompanha, entendemos que a universidade deve estar atenta para o direito de seus estudantes à formação sobre e para o meio ambiente, buscando estratégias para institucionalizar e desenvolver essa temática na formação acadêmica dos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Melchior José Tavares Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Professor do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia

Citas

BEBER, L. B. C.; FRISON, M. D.; ARA

BR

CASSIAMANI, J. L. M.; GALIAZZI, M. C. Os encontros sobre investigação na escola: Potencializando a formação permanente de professores de Química no decorrer de uma década. Disponível: <http://www.colectivoeducadores.org.ar/cd_6to_encuentro/_pages/pdf/eje_2/pdf_2_brasil/B080.pdf>.

Acesso em: 02.02.2013.

CEOLIN, T. Os encontros sobre investigação na escola: uma contribuição a formação continuada. Mestrado em Educação. Dissertação apresentada à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), 2012.

REIGOTA, M. O estado da arte da pesquisa em Educação Ambiental no Brasil, Pesquisa em Educação Ambiental, São Carlos, v. 2, n. 1, jan./jun. 2007.

SILVA, I. O.; LUZ, I. R.; FARIA FILHO, L. M. Grupos de pesquisa sobre infância, criança e educação infantil no Brasil: primeiras aproximações. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 43, Jan./Abr. 2010.

TAVARES JR., M. J. A Educação Ambiental no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia: um estudo de caso. Tese. Doutorado em Educação apresentado à Universidade Federal de Uberlândia, 2012.

TRIST

VASCONCELOS, M. J. E. Pensamento Sistêmico: o novo paradigma da Ciência. Campinas: Papirus, 2002.

VERDI, M.; PEREIRA, G. R. A Educação Ambiental na Formação de Educadores

ZANON, L.B.; HAMES, C. & WIRZBICKI, S.M. (Re)significação de saberes e práticas em espaços interativos de formação para o ensino em Ciências Naturais. In: GALIAZZI, M.C.; AUTH, M.; MORAES, R. & MANCUSO, R. (orgs.) Construção Curricular em Rede na Educação em Ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: Editora da UNIJUÍ, 2007. p. 53-67.

WARSCHAUER, C. Rodas em rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

Publicado

2013-08-20