MATERIAL CONCRETO:

UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Autores/as

  • Kellen Christine Jager Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Valéria Gomes da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v4n1-2017-48683

Palabras clave:

Matemática, Material Concreto, Ensino e aprendizagem, Ensino Fundamental

Resumen

O presente artigo visa descrever a importância do uso do material concreto e lúdico no ensino da matemática. Sabemos que muitos professores em suas práticas de ensino usam somente o livro didático e caderno de planejamento para ministrarem suas aulas. Com toda informação que existe hoje, nossos alunos necessitam mais que isso, para que as aulas fiquem motivadas. Utilizando o material concreto as aulas podem ficar mais atrativas motivando os alunos a participarem de maneira prazerosa. Este artigo tem como foco a concepção e a ação docente na organização das situações de ensino e aprendizagem com o manuseio de materiais concreto na disciplina de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo apoia-se numa pesquisa bibliográfica. Os resultados desse estudo demonstram que quando o professor promove um espaço lúdico revelado nos jogos e nos materiais concretos, os alunos interagem cooperativamente neste espaço organizado pelo docente, comprovando, portanto, a importância da intervenção pedagógica para a construção de relações cognitivas que se traduzem em aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kellen Christine Jager Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Especialista en coordinación pedagógica

Valéria Gomes da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Maestría en Educación por la Universidad Federal de Uberlândia

Publicado

2019-05-14