INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CUSTOS E MÉTODOS QUANTITATIVOS

Autores/as

  • Edvalda Araujo Leal Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlãndia
  • Gilberto José Miranda Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlãndia
  • Janser Moura Pereira Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

Ciências Contábeis, Estudantes, Ensino.

Resumen

O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da aplicabilidade da interdisciplinaridade nas disciplinas de contabilidade de custos e métodos quantitativos no curso de Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Uberlândia - Campus do Pontal - como parte de um projeto de ensino. Também analisa os resultados quanto à possibilidade de ação formativa, ampliação da capacidade de reflexão interdisciplinar, estímulo ao debate e a aprendizagem dos estudantes de Ciências Contábeis. Na plataforma teórica são evidenciados aspectos relevantes sobre a interdisciplinaridade no processo de ensino em geral e no ensino da própria contabilidade. Os resultados da aplicação do caso apontam para uma mudança de entendimento dos alunos acerca de disciplinas que pertencem ao núcleo básico do curso. Geralmente, as disciplinas do núcleo profissional, por trabalharem conceitos e técnicas atinentes ao desempenho da contabilidade, são mais valorizadas pelos estudantes. No entanto, após aplicação desse caso, os estudantes perceberam que as ferramentas estatísticas podem ser muito úteis ao processo decisório e podem contribuir significativamente para o incremento do resultado de um empreendimento. Perceberam também que os resultados contábeis são produtos de um "modelo" e, portanto, estão sujeitos a falhas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edvalda Araujo Leal, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlãndia

Doutoranda em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Professora da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia

Gilberto José Miranda, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlãndia

Doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Professor da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia

Janser Moura Pereira, Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Estatística pela Universidade Federal de Lavras. Professor da Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia

Citas

BRASIL. Resolução do CNE/CES n. 10, de 16 de dezembro de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 28 de dezembro de 2004, Seção 1, p.15. Disponível em: . Acesso em 10 janeiro de 2009.

BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. Gestão de custos e formação de preços. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

FAZENDA, I. C. A. Intregração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade

ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1979.

JANTSCH, E. Universidade inter e transdisciplinar: uma abordagem de sistemas de educação e inovação. Policy Sciences, vol. 1, n.1, p. 403-428, 1970.

JAPIASSU, Hílton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

MOSCOVE, Stephen A. SIMKIN, Mark G. BAGRANOFF, Nancy A. Sistemas de informações contábeis. São Paulo: Atlas, 2002.

MARQUES, José Luiz. Interdisciplinaridade na escola

MINIST

MIRANDA, Gilberto José et al. Práticas Interdisciplinares nos Cursos de Graduação em Administração e Ciências Contábeis. Projeto Institucional de Bolsas de Ensino de Graduação,

PROGRAD/UFU, 2008. Não publicado.

Publicado

2013-08-21