O Projeto Escola Sem Partido

Considerações Preliminares

Autores

  • Carlos Lucena Universidade Federal de Uberlândia
  • Robson Luiz de França Universidade Federal de Uberlândia
  • Lurdes Lucena

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v5n2-2018-51354

Palavras-chave:

Nazismo, Escola Sem Partido, Educação, Totalitarismo, Sociedade

Resumo

Este artigo analisa os fundamentos do projeto Escola sem Partido no Brasil. Analisa a conjuntura atual e a predominância de concepções conservadoras na sociedade. Sem cair nas armadilhas do anacronismo histórico, realiza um comparativo do projeto educacional da Alemanha Nazista nos anos 30 do século XX e os pressupostos formativos do projeto Escola sem Partido. Este comparativo aponta elementos que permitem desenvolver a crítica a esta concepção, demonstrando os fundamentos conservadores que a permeiam.

Biografia do Autor

  • Carlos Lucena, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutor em Educação Unicamp. Pós-doutorado em Educação Ufscar. Professor Titular da Faculdade de Educação da UFU. Bolsista de Produtividade e pesquisa nível dois do CNPQ.

  • Robson Luiz de França, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutor em Educação Unesp. Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Titular da Faculdade de Educação da UFU.

  • Lurdes Lucena

    Doutora em Educação UFU. Professora de Ensino Superior na Esamc.

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Publicado

2019-10-31

Edição

Seção

Dossiê