A escrita da História da Educação nos manuais de ensino: indícios da biblioteca de formação no Curso de Pedagogia da UEL de 1962 a 1998

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Marta Regina Gimenez Favaro

Resumo

Esse texto apresenta o que foi referência na biblioteca de formação da disciplina História da Educação (HE) no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, no período de 1963 a 1998. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, tendo como fonte 47 programas da disciplina, assim distribuídos: 16 programas de 1963 a 1970; 24 de 1972 a 1991; e 7 de 1992 a 1998. O texto estrutura-se recenseando o material utilizado no ensino da HE e, neste, a localização dos manuais mais recorrentes. No caso específico da UEL, a biblioteca de formação consistiu em categoria presente em todos os programas consultados. A composição do ensino de HE apropriou-se da formatação de conteúdo e da periodização dos manuais indicados como recorrentes, confirmando a rede que se estabeleceu entre formação acadêmica do professor, sua biblioteca de formação, os manuais disponíveis, a inserção nos círculos acadêmicos e as relações institucionais.

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Como Citar
Favaro, M. R. G. (2023). A escrita da História da Educação nos manuais de ensino: indícios da biblioteca de formação no Curso de Pedagogia da UEL de 1962 a 1998. Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e–213. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-213
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marta Regina Gimenez Favaro, Universidade Estadual de Londrina (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-7147-0729
http://lattes.cnpq.br/8428054595727741
mrgfavaro@gmail.com

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