A New Education Fellowship e a América do Sul: um panorama da constituição de redes (1920-1930)

Conteúdo do artigo principal

Diana Gonçalves Vidal
Rafaela Silva Rabelo
Vinicius de Moraes Monção

Resumo

A New Education Fellowship é um objeto amplamente visitado pela historiografia da educação, considerando seus congressos, como apresentado por Brehony em seu artigo mais conhecido, ou relacionada a educadores e redes estabelecidas em diferentes países, como endereçado por Middleton; Haenggeli-Jenni; Watras, dentre outros. No entanto, esta historiografia está marcadamente circunscrita à Europa, com algumas incursões acerca da Oceania e América do Norte. Com o propósito de preencher uma lacuna no que se refere aos processos de constituição de redes entre a NEF e a América do Sul, pretendemos desenhar um panorama histórico compreendido nos anos iniciais da criação da NEF, entre 1920 e 1930, tomando o Congresso, ocorrido em Locarno, na Suíça, em 1927, como ponto de inflexão. Para retraçar essas redes na América do Sul, as principais fontes são correspondências trocadas por educadores sul-americanos, relatórios dos congressos e as revistas The New Era e Pour l’Ére Nouvelle.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Vidal, D. G., Rabelo, R. S., & Monção, V. de M. (2023). A New Education Fellowship e a América do Sul: um panorama da constituição de redes (1920-1930). Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e–204. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-204
Seção
Dossiê 4 - Visões e práticas da educação como ferramentas transformativas
Biografia do Autor

Diana Gonçalves Vidal, Universidade de São Paulo (Brasil)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa (Nível 1A)
https://orcid.org/0000-0002-7592-0448
http://lattes.cnpq.br/9794987194529294
dvidal@usp.br

Vinicius de Moraes Monção, Universidade Federal Fluminense (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-3353-1655
http://lattes.cnpq.br/6398850415072000
vinimoncaodois@gmail.com

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