História Comparada do Ensino Secundário: renovação da historiografia por comparações, transições, massificações e traduções

Conteúdo do artigo principal

Eurize Caldas Pessanha
Fabiany de Cássia Tavares Silva

Resumo

Este dossiê ancora-se em resultados organizados pela pesquisa Ensino Secundário no Brasil em Perspectiva Histórica e Comparada (1942-1961), informados pela focalização nos processos de implantação, expansão e organização, no período de 1931 (Reforma Francisco Campos) a 1971 (Lei 5692 de 1971), do Ensino Secundário em instituições públicas e privadas, distribuídas por estados brasileiros, e; em projeções endereçadas pela pesquisa Por Uma Outra Historiografia do Ensino Secundário (1931 a 1961): estudos comparados como ferramenta de construção, ambas orientadas pela perspectiva de outras escritas acerca das percepções dos deslocamentos, das transformações, das construções de modelos e tipologias, bem como da identificação de continuidades e descontinuidades, semelhanças e diferenças na história dos diferentes ensinos secundários “regionalizados ou estadualizados”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pessanha, E. C., & Silva, F. de C. T. (2023). História Comparada do Ensino Secundário: renovação da historiografia por comparações, transições, massificações e traduções. Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e194. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-194
Seção
Dossiê 3 - História Comparada do Ensino Secundário: renovação da historiografia por comparações, transições, massificações e traduções
Biografia do Autor

Eurize Caldas Pessanha, Universidade Federal da Grande Dourados (Brasil)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq
https://orcid.org/0000-0002-1564-3362
http://lattes.cnpq.br/4699218117251680
eurizep@uol.com.br

Fabiany de Cássia Tavares Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Brasil)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq
https://orcid.org/0000-0002-7106-690X
http://lattes.cnpq.br/2155039635962400
fabiany.tavares@ufms.br

Referências

DALLABRIDA, Norberto. A Reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário. Porto Alegre: Educação, v.32, n.2, p.185-191, mai/ago. 2009. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/5520. Acesso em: 19/03/2023.

DALLABRIDA, Norberto; SOUZA, Rosa Fátima de (orgs.). Entre o ginásio de elite e o colégio popular: estudos sobre o ensino secundário no Brasil (1931 – 1961). Uberlândia: EDUFU, 2014.

DODSWORTH, H. Cem anos de ensino secundário no Brasil (1826-1926). Rio de Janeiro: MEC/INEP, 1968.

HAIDAR, Maria de Lourdes Mariotto. O Ensino Secundário no Império Brasileiro São Paulo: Edusp, 1972.

NUNES, Clarice. O “velho” e “bom” ensino secundário: momentos decisivos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, ANPED, n 14, p. 35-60, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a04.pdf. Acesso em: 19 mar. 2023.

SCHWARTZMAN, Simon; BOMENY, Helena Maria Bousquet; COSTA, Vanda Maria Ribeiro. Tempos de Capanema. São Paulo: Paz e Terra: Fundação Getúlio Vargas, 2000.

SILVA, G. B. A Educação Secundária: perspectiva histórica e teoria. São Paulo: Companhia Editora Nacional (Atualidades Pedagógicas, v.94). 416 p, 1969.

SOUZA, R. F. de. História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX: (ensino primário e secundário no Brasil). São Paulo: Cortez, 2008.

VECHIA, A.; CAVAZOTTI, M. A. (Orgs.). A escola secundária: modelos e planos (Brasil, séculos XIX e XX). São Paulo: Annablume, 2003.

VIEIRA, F. de A. (Org.). Lei orgânica do ensino secundário e legislação complementar. 2. ed. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1955.

ZOTTI, S. A. Sociedade, Educação e Currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados; Brasília: Plano, 2004.