A educação de surdos na Itália: revisitando a história

Conteúdo do artigo principal

Cássia Geciauskas Sofiato
Delci da Conceição Filho

Resumo

Pesquisas sobre a educação de surdos em outros países ainda potencializam estudos no Brasil, em virtude da escassez de pesquisas com tal objeto. Este artigo objetiva delinear o trabalho pioneiro das primeiras instituições para a educação de surdos da Itália, nos séculos XVIII e XIX, e apresentar as mudanças ocorridas nos institutos a partir da Lei italiana nº 517 de 1977. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e é de natureza descritiva. Fizeram parte do estudo 12 institutos italianos tradicionais. O estudo evidenciou a importância que os institutos tiveram para a constituição das bases da educação de surdos no referido país e o impacto que a Lei nº 517 de 1977, que versa sobre a integração de alunos com deficiência no ensino comum, promoveu nas instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Sofiato, C. G., & Conceição Filho, D. da. (2023). A educação de surdos na Itália: revisitando a história. Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e167. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-167
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cássia Geciauskas Sofiato, Universidade de São Paulo (Brasil)

http://orcid.org/0000-0001-5291-9658
http://lattes.cnpq.br/8782120833195193
cassiasofiato@usp.br

Delci da Conceição Filho, Universidade Estadual de Londrina (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-4406-2775
http://lattes.cnpq.br/2359420560570602
delci.filho1970@uel.br

Referências

CARVALHO, Paulo Vaz de. Breve história dos surdos: no mundo e em Portugal. Lisboa: Surd’s Universo, 2007.

CARVALHO, Paulo Vaz de. Educação bilingue para surdos: uma experiência portuguesa. In: Congresso Internacional, 11., Seminário Nacional do INES, 17., 2012, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...]. Rio de Janeiro: INES, 2012. Disponível em: https://www.porsinal.pt/index.php?ps=artigos&idt=artc&cat=7&idart=308. Acesso em: 17 nov. 2020.

DEBÈ, Anna. Fatti per arte parlanti: Dom Giulio Tarra i l`educazione dei surdomuti nella seconda mèta dell` Ottocento. Milan: EDUCatt, 2014.

DOVETTO, Francesca M. Funzione didattica e descrittiva delle grammatiche dell’italiano per sordi nel Settecento. Quaderni del CIRSIL, n. 9 p. 1-14, 2010. Disponível em: http://amsacta.unibo.it/2969/1/Copia_di_DOVETTO_ATTI_CIRSIL_2010_-_2.pdf. Acesso em: 23 mar. 2022.

GECCHELE, Mario. L’abate Antonio Provolo e l’istruzione dei sordomuti a Verona. In: SANI, Roberto. (org.). L’educazione dei sordomuti nell’Italia dell’800: Istituzioni, metodi, proposte formative. Torino: Società Editrice Internazionale, 2008. p. 345-380.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

ITÁLIA. Legge 4 agosto 1977, n. 517. Norme sulla valutazione degli alunni e sull’abolizione degli esami di riparazione nonche’ altre norme di modifica dell’ordinamento scolastico. 1977. Disponível em: https://www.edscuola.it/archivio/norme/leggi/l517_77.html. Acesso em: 25 mar. 2022.

JANNUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000100012

MACCHIETTI, Sira Serenella. L’Istituto Tommaso Pendola di Siena per l’educazione dei sordi: memorie, esperienze, prospettive di ricerca. Roma: Bulzoni, 2004.

MARAGNA, Simonetta; VASTA, Roberta. Il manuale dell’abate Silvestri: Le origini dell’educazione dei sordi in Italia. Roma: Bordeaux, 2015.

MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação Especial no Brasil: História e políticas públicas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MEIRELLES, Melina Chassot Benincasa; DAINESE, Roberto; FRISO, Valeria. A Educação Especial no contexto italiano: o projeto de vida, da escola à vida adulta. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 30, n. 57, p. 189-202, jan./abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X19102

MONTANARI, Mirca. L’inclusione degli alunni con “bisogni educativi speciali” «bes» nella scuola primaria: un percorso di ricerca nel contesto nazionale. 2018. 374 f. Tese (Dottorato Di Ricerca in Studi Umanistici) – Università Degli Studi Di Urbino Carlo Bo, Urbino, 2018. Disponível em: https://ora.uniurb.it/retrieve/handle/11576/2665492/94108/phd_uniurb_274816.pdf. Acesso em: 17 nov. 2020.

MORANDINI, Maria Cristina. L’istruzione dei sordomuti a Torino nell’Ottocento. In: SANI, Roberto. (ed.). L’educazione dei sordomuti nell’Italia dell’800: Istituzioni, metodi, proposte formative. Società Editrice Internazionale. Torino: Società Editrice Internazionale, 2008. p. 39-110.

MORANDINI, Maria Cristina. L’educazione dei sordomuti a Genova nell’Ottocento. History of Education and Children's Literature, HECL, v. IX, n. 2, p. 311-335, 2014. Disponível em: https://www.torrossa.com/en/resources/an/3005856. Acesso em: 23 mar. 2022.

PESSOTTI, Isaías. Deficiência Mental: da superstição a ciência. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1984.

QUEIROZ, Marcello; RIZZINI, Irene. A infância com deficiência institucionalizada e os obstáculos históricos na defesa de seus direitos. O Social em Questão, Rio de Janeiro, ano XV, n. 28, p. 199- 220, 2012.

ROCHA, Solange. O INES e a Educação de Surdos no Brasil. Rio de Janeiro: INES, 2007.

RUSCIANO, Cosima. Evoluzione storica dell’educazione dei sordi. Studi di Glottodidattica, [s.l.], n.1, p.230-247, 2010. Disponível em: http://ojs.uniba.it/index.php/glottodidattica/ article/viewFile/154/25. Acesso em: 23 mar. 2022.

SANI, Roberto. (ed.). L’educazione dei sordomuti nell’Italia dell’800: Istituzioni, metodi, proposte formative. Società Editrice Internazionale. Torino: Società Editrice Internazionale, 2008.

SALADINI, Paola Patrizia. Filippo Smaldone e le iniziative per l’educazione dei sordomuti nell’Italia meridionale. In: SANI, Roberto. (ed.). L’educazione dei sordomuti nell’Italia dell’800: Istituzioni, metodi, proposte formative. Società Editrice Internazionale. Torino: Società Editrice Internazionale, 2008. p. 445-482.

SELVA, Luigi. I Minorati Dell’udito: storia e metodi dele scuole speciali. Bologna: Scuola Tipografica Sordomuti, 1970.

SELVA, Luigi. Scuole e metodi nella Pedagogia degli anacusici. Bologna: Collana Effeta, 1973.

SERRA, Irene. Istituzioni educative e istruzione dei sordomuti in Sardegna tra Otto e Novecento. In: SANI, Roberto. (ed.). L’educazione dei sordomuti nell’Italia dell’800: Istituzioni, metodi, proposte formative. Società Editrice Internazionale. Torino: Società Editrice Internazionale, 2008. p. 483-539.

SOFIATO, Cássia Geciauskas Sofiato. Do desenho à litografia: a origem da língua brasileira de sinais. 2011. 265 f. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br//Acervo/Detalhe/796432. Acesso em: 28 mar. 2022.

SOFIATO, Cássia Geciauskas. A educação de surdos no século XIX: currículo prescrito e modelo de educação. Caderno de Pesquisa, São Luís, v. 25, n. 2, p. 207-224, abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v25n2p207-224

ZATINI, Franco. 1882 – Istituto per Sordomuti di Cagliari. Storia dei surdi, 4 out. 2005a. Disponível em: http://www.storiadeisordi.it/2005/10/04/1805-istituto-statale-dei-sordomuti-in-milano/. Acesso em: 28 mar. 2022.

ZATINI, Franco. 1820 – Istituto delle Figlie della Provvidenza per le Sordomute in Modena. Storia dei surdi, 9 out. 2005b. Disponível em: http://www.storiadeisordi.it/2005/10/09/1820-istituto-delle-figlie-della-provvidenza-per-le-sordomute-in-modena/. Acesso em: 7 set. 2019.

ZATINI, Franco. 1882 – Istituto per Sordomuti di Cagliari. Storia dei surdi, 15 nov. 2005c. Disponível em: http://www.storiadeisordi.it/2005/11/15/1882-istituto-per-sordomuti-di-cagliari/. Acesso em: 28 mar. 2022.