Dorina de Gouvêa Nowill: uma intelectual transfronteiriça na educação dos cegos

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Fernanda Luísa de Miranda Cardoso
Silvia Alicia Martínez

Resumo

Este estudo objetiva retomar as ações da professora brasileira cega, Dorina de Gouvêa Nowill, em seu ativismo e protagonismo pela educação dos cegos e das pessoas com visão “subnormal”, para além da perspectiva restritiva da filantropia, principalmente em relação às suas contribuições para a implantação de políticas públicas e para a difusão e transmissão de práticas culturais. As fontes históricas consultadas permitem reconhecer Nowill como uma intelectual criadora e mediadora tendo em vista a sua posição central na promoção da circulação do conhecimento sobre e para a educação dos cegos; na formação de profissionais técnicos e professores; na produção de objetos culturais; na tradução de publicações para o português e/ou para o braille de conteúdos sobre ou para os cegos; na sua capacidade de influência no espaço público nacional e na sua repercussão no movimento associativo internacional dos cegos, diluindo fronteiras.

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Como Citar
Cardoso, F. L. de M., & Martínez, S. A. (2023). Dorina de Gouvêa Nowill: uma intelectual transfronteiriça na educação dos cegos . Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e160. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-160
Seção
Dossiê 2 - A constituição do campo da Educação Especial no Brasil: entre tempos, lugares e pessoas
Biografia do Autor

Fernanda Luísa de Miranda Cardoso, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-5075-7509
http://lattes.cnpq.br/4285586505085027
fernandaluisa@gmail.com

Silvia Alicia Martínez, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-9612-6924
http://lattes.cnpq.br/5294209683122265
silvia-martinez@hotmail.com

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