Museu Pedagógico Nacional – Pedagogium, uma vitrine comercial (Rio de Janeiro, Brasil / 1890-1919)

Conteúdo do artigo principal

Camila Marchi da Silva

Resumo

O Museu Pedagógico Nacional – Pedagogium foi fundado em 1890 e funcionou até 1919, na cidade do Rio de Janeiro. Estabelecido pelo Decreto nº 981, era função da instituição oferecer ao público e aos professores os meios de instrução profissional, a exposição dos melhores métodos e material de ensino inovador, disponibilizando formações de diferentes tipos. Sabe-se de uma parcela da história dessa instituição como centro de formação de professores, porém, além disso, a história dos museus pedagógicos está intimamente ligada às Exposições Universais, já que eles seriam centros difusores de tecnologias educacionais; não raro, museus pedagógicos poderiam ser formados a partir do que era apresentado em exposições. Esta publicação tem por objetivo apresentar variadas facetas entre o Pedagogium e suas relações com feiras universais, comerciais e museus, bem como compreender e analisar a constituição do acervo do Pedagogium, levando em conta as suas afinidades com o comércio e a indústria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, C. M. da. (2022). Museu Pedagógico Nacional – Pedagogium, uma vitrine comercial (Rio de Janeiro, Brasil / 1890-1919). Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e106. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-106
Seção
Dossiê 2 - Museus Pedagógicos: diálogos ibero-americanos
Biografia do Autor

Camila Marchi da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-6309-7220
http://lattes.cnpq.br/1716993144196948
ca.marchi09@gmail.com

Referências

ALCÂNTARA, Wiara Rosa Rios. Por uma história econômica da escola: a carteira escolar como vetor de relações São Paulo (1874-1914). Tese de doutoramento. Universidade de São Paulo – USP. São Paulo. 2014.

Almanak Laemmert Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro 1893. Disponível em: http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/.

ALVES, Claudia Maria Costa. Benjamin Constant e o Pedagogium: memórias positivistas em disputa. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. (org) Pedagogium Símbolo da modernidade educacional republicana. Rio de Janeiro. RJ: Quartet Editora, pp. 43-75, 2013.

American Book Compani. Disponível em: https://library.syr.edu/digital/guides/a/amer_book_ co.htm. Acesso em: 21 de jul. 2020

Annuiare-almanach du commerce, de l’industrie, de la magistrature et de l’administration, 1901. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/accueil/fr/content/accueil-fr?mode=desktop.

Annuário do Ensino do Rio de Janeiro, 1895. Disponível em: http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/.

A.Picart. Disponível em: http://microscopist.net/PicartA.html. Acesso em: 17 jul. 2020

BARBUY, Heloisa. A exposição Universal de 1889 em Paris: visão e representação na sociedade industrial. São Paulo: Loyola, 1999.

BASTOS, Maria Helena Camara. Ideias que viajam: Menezes de Vieira, peregrino da educação brasileira. In: MIGNOT, Ana. (org) Pedagogium Símbolo da modernidade educacional republicana. Rio de Janeiro. RJ: Quartet Editora, pp. 77-118, 2013.

BIANCHINI, Paulo. Paravia. Storia. Centro online storia e cultura dell’industria il nord ovest dal 1850. Luiglio, 2008.

BORGES, Maria Eliza Linhares. Exposições Universais e Museus Comerciais: entre o efêmero e o permanente. In: BORGES, M. (org) Invações, coleções, museus. São Paulo. SP: Autêntica, pp. 145-166, 2011.

BUISSON, F. Dictionnaire de Pédagogie et d’instruction primaire. Paris: Librairie Hachette, 1888.

BRAGHINI, Katya Mitsuko. O que os instrumentos científicos dos Museus Escolares nos contam sobre a educação dos sentidos, na passagem do século XIX para o século XX? Relatório Técnico de Pós-Doutorado – UFGM, 2011.

BRASIL. Decreto de lei n. 667 de 16 de agosto de 1890.

BRASIL. Decreto de lei n. 981 de 8 de novembro de 1890.

Catálogo Aux Forges de Vulcain, 1923.

Catálogo Ilustrado Baker Pratt & Comp., 1879.

Catálogo da Biblioteca do Museu Escolar Nacional organizado por Julio de Lima Franco, 1885.

Catálago de Venda Delagrave, 1898. Disponivel em: https://gallica.bnf.fr/accueil/fr/content/ accueil-fr?mode=desktop.

Catalogue special, Mobilier, Materiel Scolaires et acessoires de classes, Librairie Delagrave, 1886. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/accueil/fr/content/accueil-fr?mode=desktop.

Charles Saffray. Disponível em: https://data.bnf.fr/15287949/charles_saffray/. Acesso em: 17 de jul. 2020.

CH. Noé. Laboratorium Bergara, Disponível em: https://www.laboratorium.eus/es/ekoizle/ch-noe-constructeur-dinstruments-de-precision. Acesso em: 17 jul. 2020

Ch. Smith & Son. Disponível em: https://www.abebooks.com/SMITH%C2%92S-TERRESTRIAL-GLOBE-Containing-Recent-Discoveries/4857542387/bd. Acesso em: 16 de jul. 2020.

D’ASCENZO, Mirela. I musei didatttici nella storia scolastica italiana tra esperienze pionieristiche e modelli commerciali (1860-1945). In GONZÁLEZ, Sara; MEDA, Juri; MOTILLA, Xavier; POMANTE, Luigiaurelio. La pratica educativa Historia, memoria y patrimônio. Salamanca, Espanha: FahrenHouse, pp. 939-948, 2018.

D’ASCENZO, Mirela. VIGNOLI, Roberto. Scuola, didattica e musei tra otto e novecento Il museo didattico Luigi bombicci di Bologna. Bologna, Itália. CLUEB, 2008.

Delagrave. Disponível em: https://www.britishmuseum.org/collection/term/BIOG199625. Acesso em: 15 de jul. 2020

Deyrolle. Disponível em: https://www.deyrolle.com/histoire/historique-de-la-maison-deyrolle/naissance-la-famille-deyrolle.

GASPAR DA SILVA, Vera. SOUZA, Gizele de. Objetos de utilidade prática para o ensino elementar: museus pedagógicos e escolares em debate. In: GASPAR DA SILVA, Vera. SOUZA, Gizele de. CASTRO, César Augusto (org.) Cultura Material Escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória. ES: Edufes Editora, pp. 119-141, 2018.

GONDRA, José Gonçalves. O veículo de circulação da pedagogia oficial da República: a Revista Pedagógica. Revista Brasileira de estudos Pedagógicos, v.8, n.188/189/190, p.374-395. Brasília, 1997.

KUHLMANN JÚNIOR, Moysés. O Pedagogium: sua criação e finalidades. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. (org) Pedagogium Símbolo da modernidade educacional republicana. Rio de Janeiro. RJ: Quartet Editora, pp. 25-42, 2013.

MARCHI DA SILVA, Camila. Museus Escolares no Estado de São Paulo (1879-1942). Dissertação de Mestrado apresentada ao programa Educação: História, Política, Sociedade da Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, 2015.

Ministère du Commerce, de l’industrie, des postes et des telégraphes. Exposition internationale de Saint-Louis (USA), 1904. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/accueil/fr/content/accueil-fr?mode=desktop.

Paravia História e origem. Disponível em: http://www.museotorino.it/view/s/ 711631f47c004a09b5d48afdb2459324. Acesso em: 16 jul. 2020.

PESAVENTO, Sandra. Exposições Universais. Espetáculos da modernidade do século XX. São Paulo: Hucitec, 1997.

Revista Pedagógica n.3 Tomo 1, 1890. Disponível em: http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/.

Revista Pedagógica n.18 Tomo 3, 1892. Disponível em: http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/.

Revista Pedagógica n.28, 29, 30 Tomo 5, 1893. Disponível em: http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/.