Método intuitivo na instrução pública paranaense: diálogos com a Revista A Escola (1906-1910)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo, discorre-se sobre a presença do Método Intuitivo na Instrução Pública Paranaense divulgada pela Revista A Escola (1906-1910). Para tanto, foram usadas as edições da Revista A Escola: Revista do Gremio dos Professores Publicos do Paraná. As premissas do texto estão ancoradas nas discussões respaldadas em autores que pesquisam sobre o Método Intuitivo, como Valdemarin (2004) e Schelbauer (2003), e em autores que pesquisam a imprensa pedagógica, como Catani (1996), Carvalho (1998), Bastos (2002) e Rodrigues e Biccas (2015). A questão fundamental foi identificar e analisar as discussões feitas pelos colaboradores da Revista A Escola (1906-1910) acerca do Método Intuitivo. Como resultado, pôde-se considerar que o Método Intuitivo teve espaços nas políticas para a Instrução Pública Paranaense e que os colaboradores da Revista A Escola usaram dessa imprensa para disseminar as ações que estavam sendo feitas, conectadas com a concepção de escola moderna para a época.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Referências
A ESCOLA: Revista do Grêmio dos Professores Públicos do Estado da Paraná. 1906-1910. Curitiba: Acervo Biblioteca Pública do Paraná: divisão estadual, ano 1, n. 1, p. 1, 1906.
BASTOS, Maria Helena Camara. As Revistas Pedagógicas e a atualização do professor: a Revista do Ensino do Rio Grande de Sul (1951-1992). In: CATANI, Denise Bárbara; BASTOS, Maria Helena Câmara (org.). Educação em Revista: a imprensa pedagógica e a História da Educação. São Paulo: Escrituras, 2002. p. 47-75.
BOGONI, Marcia Ferreira Pinto. Ensinar a ser cidadão: as abordagens dos docentes do Paraná na Revista “A Escola” (1906/1910). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.
BOUÉ, João Podelek. Parecer sobre o compendio de Pedagogia que está elaborando o Snr. Dario Vellozo, lente de História Universal e do Brasil, do Gymnasio Paranaense e da Escola Normal. A Escola, Curitiba, ano 2, n. 6-7, p. 72-74, 1907.
BRAGA, Conego. Sintaxiologia. A Escola, Curitiba, ano 1, n. 1, p. 5-7, 1906.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Por uma história cultural dos saberes pedagógicos. In: SOUSA, Cyntia Pereira de; CATANI, Denice Barbara (org.). Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente. São Paulo: Escrituras, 1998.
CARVALHO, Marta Maria Chagas. Reformas da instrução pública. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (org.). 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autentica, 2000. p. 225-251.
CATANI, Denise Bárbara. A imprensa periódica educacional: as revistas de Ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 115-130, jul./ dez. 1996.
CONGRESSO LEGISLATIVO DO PARANÁ. Projecto. A Escola, Curitiba, ano 3, n. 1, p. 17-18, 1908.
DIÁRIO. Instrução Publica. A Escola. Curitiba, ano 3, n. 1, p. 16-18, 1908.
FAUSTO, Boris. História geral da civilização brasileira. São Paulo: DIFEL, 1978. v. 2. t. III.
FRIZZARINI, Claudia Regina Boe; SILVA, Maria Célia Leme da. Saberes elementares geométricos e formas: passado e presente. HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática. v. 2, n. 2, p. 122-139, 2016.
LOPES, Eliana Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da Educação. 2. ed. Rio de Janeiro; DS&A, 2005.
MACEDO, Francisco Ribeiro de Azevedo. Epistolas Pedagógicas. A Escola. Curitiba, ano 2, n. 6-7, p. 67-71, 1907.
MARACH, Caronline Baron. Inquietações Modernas: discurso educacional e civilizacional no periódico A Escola (1906-1910). 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
MONGRUEL, Georgina. Ensino Didactico. A Escola. Curitiba, ano 2, n. 8-9, p. 115-116, 1907.
MORANDI, Franc. Modelos e métodos em pedagogia. Tradução de Maria Leonor Loureiro. Bauru: EDUSC, 2002.
MOREAU, Alicia. A pedagogia e a eschola. A Escola. Curitiba, ano 1, n. 10-11, p. 155-161, 1906.
NÓVOA, António. A imprensa de Educação e Ensino: concepção e organização do Repertório Português. In: CATANI, Denise Bárbara; BASTOS, Maria Helena Câmara (org.). Educação em Revista: a imprensa pedagógica e a História da Educação. São Paulo: Escrituras, 2002. p. 11-31.
OLIVEIRA, Antonio de Almeida. O ensino público. Brasília: Senado Federal, 2003.
P. C. Biographia. A Escola. Curitiba, ano 1, n. 5, p. 93-95, 1906.
PARANÁ. Decreto n. 93, de 11 de março de 1901. Regulamento da Instrucção Pública do Estado do Paraná. Leis, Decretos e Regulamentos do Estado do Paraná, 1901. Coritiba: Typ. da Penitenciaria do Ahú. 314p.
PEREIRA, Esther. Curso de Pedagogia. A Escola. Curitiba, ano 1, n. 7, p. 122-129, 1906.
PEREIRA, Esther. Principios Didacticos. A Escola. Curitiba, ano 3, n. 3-5, p. 89, 1908.
PETRICH, Julia Wanderley. Relatórios. A Escola. Curitiba, ano 1, n. 1, p. 17-25, 1906.
REIS FILHO, Casemiro. A educação e a ilusão liberal. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1981.
ROCHA, Josephina Carmen. Relatório. A Escola. Curitiba, ano 1, n. 3, p. 43-46, 1906.
RODRIGUES, Elaine; BICCAS, Maurilane de Souza. Imprensa Pedagógica e o fazer historiográfico: o caso da Revista do Ensino (1929-1930). Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 37, n. 2, p. 151-163, abr./jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i2.22666
SCHELBAUER, Analete Regina. A constituição do método de ensino intuitivo na província de São Paulo (1870 – 1889). 2003. Tese. (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da USP, São Paulo, 2003.
SOUZA, Veríssimo de. A nossa História. A Escola. Curitiba ano 1, n. 8-9, p. 140-141, 1906.
VALDEMARIN, Vera Teresa. Estudando as lições de coisas: análise dos fundamentos filosóficos do método de ensino intuitivo. Campinas: Autores Associados, 2004.
VELLOZO, Dario. Subsídios Pedagógicos. A Escola. Curitiba, ano 4, n. 2-3, p. 50-51, 1909.
ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak. A Expressão do Liberalismo na Revista A Escola (1906- 1910) no Paraná. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2014.