Uma experiência interrompida: o Colégio Integrado do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (1971)

Conteúdo do artigo principal

Alessandra Soares Santos

Resumo

O artigo aborda a experiência do Colégio Integrado do Centro Pedagógico da UFMG, realizada em 1971, a partir de uma perspectiva que buscou compreender tanto a dinâmica interna desta instituição escolar, quanto sua relação com a política educacional estabelecida pela ditadura civil-militar. O Colégio Integrado propôs uma estrutura e um currículo próprio que pretendeu representar uma das possibilidades mais arrojadas de ensino e, ao mesmo tempo, se adequar às novas demandas da reforma do ensino de 1º e 2º graus que estava em discussão em nível federal e que viria a ser oficializada no ano seguinte. Entretanto, esta experiência foi interrompida pela proposta de profissionalização obrigatória prevista na lei e também pelas circunstâncias internas à universidade. Concluímos que esta experiência se juntou a outras do mesmo período que, pretendendo inovar o ensino secundário, não foi capaz de superar os entraves de um sistema educacional conservador e pragmático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, A. S. . (2022). Uma experiência interrompida: o Colégio Integrado do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (1971). Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e061. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-61
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alessandra Soares Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-8396-9452
http://lattes.cnpq.br/4898543565872200
alessandrast@ufmg.br

Referências

ALVES, M. M. O beabá dos MEC-USAID. Rio de Janeiro: Gernasa, 1968.

AMADO, H.; MESQUITA, S.; DOURADO, C.; BRAZIL, C. V. Uma experiência interrompida. Rio de Janeiro: Lidador, 1972.

ARAPIRACA, J. O. A USAID e a educação brasileira: um estudo a partir de uma abordagem crítica do capital humano. Dissertação de Mestrado em Educação. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas, 1979.

BELTRÃO, T. Reforma tornou ensino profissional obrigatório em 1971. Agência Senado. Brasília, 3 de março de 2017.

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer nº 853 de 12 de novembro de 1971. Núcleo-comum para os currículos de 1º e 2º graus. A doutrina do currículo na lei n° 5.692. Rio de Janeiro, 1971a.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Federal de Educação. Lei 5.692 de 11 de agosto de 1971. Reforma do ensino: 1º e 2º Graus. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1971b.

BOSON, G. B. M. Depoimento. In: RESENDE, M. E. L.; NEVES, L. A. Universidade Federal de Minas Gerais: memória de reitores (1961-1990). Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

BUFFA, E. História e filosofia das instituições escolares. In: ARAÚJO, J. C. S.; GATTI JÚNIOR, D. (org.) Novos temas em história da educação brasileira. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: Edufu, 2002.

COELHO, M. V. Depoimento. In: RESENDE, M. E. L.; NEVES, L. A. Universidade Federal de Minas Gerais: memória de reitores (1961-1990). Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

CORRÊA, R. L. T. Lei 5692/71: formação de professores e implicações na organização da escola. In: GONÇALVES, N. G.; RANZI, S. M. F. (orgs.). Educação na ditadura civil-militar: políticas, ideários e práticas (Paraná, 1964-1985). Curitiba: Editora UFPR, 2012.

CRUZ, T. R. Uma experiência de educação interrompida (CIEM-UnB, 1964-1971). Brasília: Plano Editora, 2001.

CUNHA, L. A. Ensino profissional: o grande fracasso da ditadura. Cadernos de Pesquisa, v. 44, n. 154, p. 912-933, out./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/198053142913

CURY, R. J.; TAMBINI, M. I. S. B.; SALGADO, M. U. C.; AZZI, S. A profissionalização do Ensino na Lei nº 5692/71. Brasília: INEP, 1982.

DORNELLES, L. Nova experiência pioneira: Colégio Integrado em Minas. Correio da Manhã, edição nº 23.487, Rio de Janeiro, 8 de novembro de 1969.

GARCIA, W. E. (coord.). Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1980.

GATTI JÚNIOR, D. A história das instituições educacionais: inovações paradigmáticas e temáticas. In: ARAÚJO, J. C. S.; GATTI JÚNIOR, D. (org.) Novos temas em história da educação brasileira. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: Edufu, 2002.

GERMANO, J. W. Estado militar e educação no Brasil (1964-1985). São Paulo: Cortez, 1993.

GUIA do Colégio Integrado do Centro Pedagógico, 1971.

HATOUM, M. A noite da espera (O lugar mais sombrio. Livro 1). São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

LIRA, A. T. N. A legislação de educação no Brasil durante a Ditadura Militar (1864-1985): um espaço de disputas. Tese de Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2010.

MAGALHÃES, J. Tecendo nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista, SP: Edusf, 2004.

MINAS GERAIS. Parecer nº 211 do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais. Aprovado em 20 de dezembro de 1971.

MOTTA, R. P. S. As universidades e o regime militar. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

OLIVEIRA, J. V. F.; FARIA FILHO, L. M. Educação e modernização: a UFMG na trajetória de um projeto modernizante (1968-1974). Revista Contemporânea de Educação, v. 14, n. 29, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.18426

PASSARINHO, J. G. Exposição de Motivos. Diário do Congresso Nacional. Brasília, 30 de junho de 1971.

PAUL, G. Inovação e esquecimento na trajetória do Colégio Universitário. Boletim da UFMG, nº 744, ano 15, 11 de março de 1988.

PEDROSA, J. G.; BITTENCOURT JÚNIOR, N. F. Americanismo e educação para o trabalho no Brasil: os Ginásios Polivalentes (1971-1974). Trabalho & Educação. Belo Horizonte, v. 24, nº 1, p. 11-30, jan./abr. 2015.

PEREIRA, F. C. A lei 5.692/71 doze anos depois. In: CÂMARA DOS DEPUTADOS. Educação: doze anos depois. Brasília, Câmara dos Deputados, 1985.

PIMENTA, A. Universidade: a destruição de uma experiência democrática. Petrópolis, RJ: Vozes, 1984.

RELATÓRIO Final do Grupo de Trabalho da Reforma de Ensino de 1º e 2º graus, 1971. In: AGUIAR, J. M. (org.). CFE – Pareceres Básicos: Reforma – Ensino de 1º e 2º graus. Brasília: MAI Editora, 1975.

RELATÓRIO da Comissão Anísio Teixeira de Memória e Verdade da Universidade de Brasília. Brasília: FAC-UnB, 2016.

ROMANELLI, O. História da Educação no Brasil (1930-1973). Petrópolis, RJ: Vozes, 1986.

SAVIANI, D. O Congresso Nacional e a educação brasileira: significado político da ação do Congresso Nacional no processo de elaboração das leis nº 4024/61, 5540/68 e 5672/71. Tese de livre-docente de História da Educação apresentada na Universidade Estadual de Campinas. Campinas: UNICAMP, 1986.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

SOARES, Magda. Metamemória-memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 1991.