Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências na pesquisa em História da Educação

Conteúdo do artigo principal

Marcos Epifanio Barbosa Lima

Resumo

O livro ‘Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências na pesquisa em História da Educação’ é fruto do projeto de pesquisa doutoral da Profa. Dra. Dóris Bittencourt Almeida – almeida.doris@gmail.com – cujo caminho formativo, docente e investigativo circula entre chefias editorias em revistas da área de história, liderança e vice-liderança em grupos e linhas de pesquisa CNPq e IES e participação em grupos internacionais latino-americano nas áreas de concentração História/Educação/ Memória/ Patrimônio. Já do título, esmeradamente composto, denota-se o cuidado com a intencionalidade do material e das reflexões que delas se oriundam, quando a autora nos apresenta uma espécie de silogismo – com duas expressões que dão vida a uma terceira ideia. Muito mais que um jogo de jogo de palavras e fonéticas entre ‘arquivo’ e ‘vivo’, esta nova formulação – ‘Arq-Vivo’ – que toca a raiz mesma do que a autora pretende em sua obra: fazer tessituras, criações analíticas e caracterização de uma historiografia do tempo, dividindo o material em duas partes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lima, M. E. B. . (2021). Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências na pesquisa em História da Educação. Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e058. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-58
Seção
Resenhas
Biografia do Autor

Marcos Epifanio Barbosa Lima, Universidade Vale do Rio dos Sinos (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-8593-7254
http://lattes.cnpq.br/9848315028689294
amdgsj@gmail.com

Referências

ALMEIDA, Doris Bittencourt. Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências em História da Educação. Porto Alegre: Letra 1, 2021. 164p.