Passeios para desenhar, costurar e pensar. História do ensino de geometria e seus parceiros
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Resumo
Aos vinte e alguns anos de idade, a História da Educação Matemática, constituída como campo de pesquisa no Brasil e no âmbito internacional, dá sinais de maturidade. Uma profícua produção acadêmica já sustenta sínteses que se constituem, ao mesmo tempo, em suporte para a formação de professores que ensinam Matemática e para o desenvolvimento de novas investigações. O livro Histórias do ensino de Geometria nos anos iniciais e seus parceiros, de Célia Leme, faz isso e mais ainda: pela discussão das articulações entre o ensino de Geometria, Desenho, Trabalhos Manuais e Medidas, desde os 1800, no Brasil, nos convida a refletir sobre os processos complexos pelos quais matérias escolares – ou disciplinas – surgem, se modificam, fundem, separam e, eventualmente, “morrem”. É um livro, portanto, que interessa a todos nós, com formações e inserções diversas, que nos interrogamos e interessamos em compreender como os currículos escolares são reconfigurados ao longo do tempo.
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Referências
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n.2, p. 117-229, 1990.
LEME DA SILVA, Maria Célia. Histórias do ensino de geometria nos anos iniciais e seus parceiros: desenho, trabalhos manuais e medidas. São Paulo: Editora da Física, 2021, 182p. Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1ewifbYm7bqUcbZMlKCI3NmCzFAp60vE5/view
MATOS, José Manuel. Revisitando a História da Educação Matemática — fundamentos, metodologias e temáticas. In: RODRIGUES, A. et al. (Eds.). Livro de Atas do EIEM 2018, Encontro em Investigação em Educação Matemática. A Aula de Matemática. Caparica: SPIEM, 2018. p. 9-25.