A constituição técnica e teórica do Repositório Digital Tatu
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo problematizar uma iniciativa desenvolvida no âmbito do projeto de pesquisa “Educação, História e Políticas na região de abrangência da Universidade Federal do Pampa” e refere-se, especialmente, ao processo de criação e desenvolvimento de um repositório digital. A proposta de criação de um espaço virtual capaz de armazenar e compartilhar acervos apoia-se na necessidade de preservação das fontes e possibilidade de acesso para diversos pesquisadores interessados em explorar as possibilidades contidas nos documentos, revistas, periódicos educacionais e outros materiais pertencentes ao acervo. Assim, este artigo trata do percurso de criação deste repositório digital, passando pelo processo de tratamento das fontes, sua digitalização e organização do repositório que pode ser acessado por meio do endereço eletrônico http://sistemas.bage.unipampa.edu.br/tatu/, destacando o potencial no intercâmbio entre áreas como a tecnologia da informação, educação e história, para a criação de soluções versáteis.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Referências
ARELLANO, Miguel Angel. Preservação de documentos digitais. Ciência da Informação, v.33, n.2, p.15-27, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652004000200002.
IVASHITA, Simone Burioli. Fontes para a história da educação: a importância dos arquivos. In: Reunião Científica Regional da ANPED, 10, 2014, Florianópolis-SC. Anais da X ANPED Sul. Florianópolis, 2014. p.1-18.
RODRÍGUES, Margarita Victoria. Pesquisa histórica: o trabalho com fontes documentais. In: COSTA, Célio Juvenal; MELO, Joaquim José Pereira, FABIANO, Luiz Hermenegildo (orgs.). Fontes e métodos em história da educação. Dourados: Ed.UFGD, 2010. p.35-48.
SAVIANI, Dermeval. Breves considerações sobre fontes para a história da educação. In. LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. Fontes, história e historiografia da educação. Campinas (SP): Autores Associados, 2004, p.01-12.
VIDAL, Diana. Gonçalves. O livro e a biblioteca, o documento e o arquivo na era digital. História da Educação, v.6, n.11, p.1-11, 2002.
WERLE, Flávia Obino Corrêa. Documentos escolares: impactos das novas tecnologias. História da Educação, v.6, n.11, p.1-20, 2002.
ZUCATTO, Andreza Caroline Possenti; JÚNIOR, Divino Ignacio Ribeiro. Bibliotecas e repositórios digitais: reflexões, tecnologias e aplicações. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 18, 2014, Belo Horizonte-MG. Anais do XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. Belo Horizonte: SNBU, 2014. p.01-20.