O público e o privado na LDB 4.024/1961: marcos históricos para o financiamento da educação

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Rosimar Serena Siqueira Esquinsani

Resumo

O artigo encalça o debate educacional brasileiro no contexto dos anos 1950, na intenção de estabelecer marcos para a discussão do financiamento da educação no país.  Focaliza o debate entre o público e o privado na educação, no período de elaboração da LDB 4.024/1961, bem como da interpretação dos avanços de ambas as posições no texto da lei quando de sua promulgação. Conduzido por uma metodologia analítico-reconstrutiva, o estudo consolidou-se a partir de pesquisa documental, submetida ao procedimento da análise temática.  Expõe os argumentos utilizados no debate pré-LDB entre os privatistas e os defensores da escola pública; exibindo e tratando também as conquistas de ambos os projetos, incorporadas ao corpo da lei. Conclui que: a) tanto o público, quanto o privado foram beneficiados na LDB 4.024/1961, porém b) centrando o debate em pessoas e não em posicionamentos técnicos e/ou intelectuais, desviou-se o foco da questão primaz: a responsabilidade sobre o financiamento da educação.

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Como Citar
Esquinsani, R. S. S. . (2020). O público e o privado na LDB 4.024/1961: marcos históricos para o financiamento da educação. Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e017. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-17
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo (Brasil)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq
https://orcid.org/0000-0002-6918-2899
http://lattes.cnpq.br/9661213429808142
ro.serena@hotmail.com

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