Grupo Escolar João Barbalho: espaço de divulgação de uma educação nos moldes higiênicos (Pernambuco, 1922-1931)

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Adlene Silva Arantes

Resumo

Buscamos compreender as orientações dos médicos para a promoção de uma educação higiênica no grupo escolar João Barbalho, estabelecimento criado para ser o modelo de instituição escolar republicano no espaço pernambucano. O período abrange a criação do referido grupo e o processo de expansão dessas instituições em Pernambuco. Foram analisados documentos da instrução, relatórios de grupos escolares, legislação educacional e teses de medicina sobre higiene do período estudado. O trabalho está baseado teórica e metodologicamente nos pressupostos da história Cultural, e em estudos relacionados à história da educação no Brasil. Percebemos que os grupos escolares pernambucanos foram criados tardiamente se comparados aos grupos de outros estados brasileiros. Para garantir o bom funcionamento dos grupos, como o João Barbalho, orientações deveriam ser seguidas: a prática da educação física, a realização de exames antropométricos e de testes de inteligência para estabelecer o perfil dos alunos para a constituição de turmas homogêneas intelectualmente, fisicamente e racialmente.

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Como Citar
Arantes, A. S. . (2019). Grupo Escolar João Barbalho: espaço de divulgação de uma educação nos moldes higiênicos (Pernambuco, 1922-1931). Cadernos De História Da Educação, 18(3), 601–620. https://doi.org/10.14393/che-v18n3-2019-2
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