The development of technical and scientific professional education systems: an analysis through activity theory using Engeström's historical type model/ O desenvolvimento dos sistemas de formação técnico-científica: uma análise pela teoria da atividade usando o modelo de tipos históricos de Engeström. (Bilingual Edition)

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Dilhermando Ferreira Campos
Márcia Maria Fusaro Pinto

Resumo

A necessidade de disseminar a formação técnico-científica advinda com o modo de produção moderno foi um fator influente no estabelecimento dos atuais sistemas de ensino. A partir de uma perspectiva mais utilitária dada à educação, responsável por muitas características do currículo e das práticas escolares, o modelo educacional foi se adequando às novas demandas e níveis de organização social. Para compreender melhor esse processo e seus conflitos internos, utilizaremos os conceitos da teoria da atividade, mais especificamente o modelo de tipos históricos elaborado por Y. Engeström para sistematizar a evolução de uma atividade ao longo da história.
Palavras-chave: teoria da atividade. história da educação. formação técnico-científica.

Abstract
The need to wider disseminate the technical and scientific education arising from the modern modes of production was an influential factor in the establishment of the current educational systems. Attributing to education a more utilitarian perspective, responsible for many features of the curriculum and school practices, the educational model has been adapted to the new demands and levels of social organization. In order to better understand this process as well as its internal conflicts, we will use notions of the activity theory, specifically the historical type model developed by Y. Engeström to systematize the evolution of an activity throughout of history.
Keywords: Activity theory. History of Education. Technical and scientific professional education.


Resumen
La necesidad de difundir la formación técnico-científica que surge con el modo de producción moderno, era un factor influyente en el establecimiento de los sistemas de enseñanzas actuales. Desde una perspectiva más utilitaria dada a la educación, responsable por muchas características del currículo y de las prácticas escolares, el modelo educativo se ha ido adaptando a las nuevas demandas y niveles de organización social. Para entender mejor este proceso y sus conflictos internos, utilizaremos los conceptos de la teoría de la actividad, más específicamente el modelo de tipos históricos elaborados por Y. Engeström para sistematizar la evolución de una actividad a lo largo de la historia.
Palabras claves: Teoría de la actividad. Historia de la Educación. Formación técnico-científica.

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Como Citar
Campos, D. F., & Pinto, M. M. F. (2018). The development of technical and scientific professional education systems: an analysis through activity theory using Engeström’s historical type model/ O desenvolvimento dos sistemas de formação técnico-científica: uma análise pela teoria da atividade usando o modelo de tipos históricos de Engeström. (Bilingual Edition). Cadernos De História Da Educação, 17(1), 139–152. https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-9
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Dilhermando Ferreira Campos, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor adjunto do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFOP. E-mail: dilhermando@iceb.ufop.br

Márcia Maria Fusaro Pinto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação Matemática pela Universidade de Warwick, na Inglaterra. Professora no Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática e do Grupo de Pesquisas Matemática no Ensino Superior e Tecnologias. E-mail: marcia@im.ufrj.br