Examinai tudo e retende o que é bom: o manual "Fundamentos da Educação" de Amaral Fontoura

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Ariclê Vechia

Resumo

Resumo

Nas primeiras décadas do século XX, os educadores brasileiros se apropriaram de um conjunto de ideias de renovação educacional que convencionamos chamar de Escola Nova. As ideias "escolanovistas", permeadas por diferentes vertentes de pensamento, nortearam as reformas educacionais e as práticas educativas até os anos 1960. Nesse programa de reformas educacionais, a publicação de livros foi uma das principais estratégias para divulgar valores e conhecimentos destinados a conformar a prática docente. A partir de meados dos anos 1940 houve uma renovação das preocupações com os aspectos teórico e metodológico da formação de professores, sendo que os manuais pedagógicos assumiram a função de guia para o professor. Alguns de seus autores eram "escolanovistas", de vertente católica, como Amaral Fontoura, autor do manual Fundamentos da Educação, a primeira obra da Coleção Biblioteca Didática Brasileira assinada por ele e que teve grande aceitação nas Escolas Normais do país.

Palavras-chave: Manuais Pedagógicos. Formação de Professores. Escola Nova. Pensamento Católico.

Abstract

In the first decades of the XX century, the Brazilian educators seized a collection of ideas for themselves concerning educational renovation, which we have agreed to call New School. The ideas inspired by this New School, that is to say, the "escolanovistas" ideas, permeated by different strands of thought, have leaded the educational reform and the educational practice up to the 60s. In this reform programme, the publication of books was one of the main strategies to disclose values and knowledge aiming at complying with the teaching practice. From the middle of the 40s onwards, there was a renovation of the worries with the theoretical and practical aspects related to teachers'formation, having the pedagogical manuals undertaken the function of guide to the teacher. Some of their authors were "escolanovistas", who belonged to the catholic group, such as Amaral Fontoura, author of the manual entitled Education Principles (Fundamentos da Educação), the first book of the Brazilian Library Didactic Collection (Coleção Biblioteca Didática Brasileira), signed by this author, which had great acceptance in the Teacher's Formation Schools in the country.

Keywords: Pedagogical Manuals. Teacher´s formation. New School. Catholic Tougth.

Resumen

En las primeras décadas del siglo XX, los educadores brasileños se apropiaron de un conjunto de ideas de renovación educacional que se acordó llamar Escuela Nueva. Las ideas de esa escuela, permeadas por distintas vertientes de pensamiento, direccionaban las reformas educacionales y las prácticas educativas hasta los años 60. En ese programa de reformas educacionales, la publicación de libros fue una de las principales estrategias para divulgar valores y conocimientos destinados a conformar la práctica docente. A partir de mediados de la década de 40 hubo una renovación de las preocupaciones con los aspectos teórico y metodológico de la formación de profesores, siendo que los manuales pedagógicos asumieron la función de guía para el profesor. Algunos de sus autores eran de la Escuela Nueva, de vertiente católica, como Amaral Fontoura, autor del Manual Fundamentos de la Educación, la primera obra de la Colección Biblioteca Didáctica Brasileña firmada por él y que tuvo gran aceptación en las Escuelas Normales del país.

Palabras-clave: Manuales pedagógicos. Formación de Maestros. Escuela Nueva. Pensamento Católico.

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Como Citar
Vechia, A. (2018). Examinai tudo e retende o que é bom: o manual "Fundamentos da Educação" de Amaral Fontoura. Cadernos De História Da Educação, 17(1), 51–70. https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-4
Seção
Dossiê: Manuais escolares, mediações tecnológico-pedagógicas da Escola Moderna
Biografia do Autor

Ariclê Vechia, Universidade Tuiuti do Paraná.

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, com estágio de pós-doutorado em História da Educação concluído na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Portugal). Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. E-mail: arikele@hotmail.com.