História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura

Conteúdo do artigo principal

Elisabete Zardo Búrigo
Andreia Dalcin
Maria Cecilia Bueno Fischer

Resumo

História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura

History of Mathematics Education: backgrounds of the institutionalization of the field in a teacher training course

Historia de la Educación Matemática: institucionalización del campo de la historia en un curso de formación de profesores

Resumo O artigo trata da criação da disciplina de História da Educação Matemática como componente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no âmbito de uma reforma curricular implementada em 2017. A institucionalização da disciplina é descrita como confluência de três processos: a constituição da Educação Matemática na UFRGS, como comunidade profissional e campo acadêmico; a construção de um projeto curricular de curso de Licenciatura que tem como principal referência a preparação para o exercício da docência na Educação Básica; ressonâncias do movimento nacional e internacional da "História da Educação Matemática".

Palavras-chave: História da Educação Matemática. Formação de professores. Currículo.

Abstract The article deals with the creation of the History of Mathematics Education as a component of the degree course in Mathematics of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), within the scope of a curricular reform implemented in 2017. The institutionalization of the discipline is described as a confluence of three processes: the constitution of Mathematics Education in UFRGS, as a professional community and academic field; the construction of a curricular project of a teacher training course that has as its main reference the preparation for the exercise of teaching in Basic Education; resonances of the national and international movement of "History of Mathematical Education".

Keywords: History of Mathematics Education. Teacher training. Curriculum.

Resumen El artículo trata de la creación de la disciplina de Historia de la educación matemática como componente de una Licenciatura en Matemáticas de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), en el contexto de la reforma curricular implementada en 2017. La institucionalización de la disciplina se describe como la confluencia de tres procesos: la constitución de la educación matemática en la UFRGS, como una comunidad profesional y en el ámbito académico; la construcción de un diseño curricular de la Licenciatura cuya referencia principal es la preparación para el ejercicio de la enseñanza en la educación básica; resonancias del movimiento nacional e internacional de "Historia de la Educación Matemática".

Palabras clave: Historia de la Educación Matemática. Formación de profesores. Plan de estudios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Búrigo, E. Z., Dalcin, A., & Fischer, M. C. B. (2018). História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura. Cadernos De História Da Educação, 16(3), 619–639. https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-4
Seção
Dossiê: História da Educação Matemática e Formação de Professores que Ensinam Matemática