A cultura escolar e a formação de professores em Cianorte/PR: da institucionalização às práticas e saberes pedagógicos (1957-1964)

Conteúdo do artigo principal

Andressa Lariane Paiva Gonçalves
Analete Regina Schelbauer

Resumo

O artigo apresenta resultados parciais da pesquisa que objetivou investigar a história da institucionalização do ensino normal regional no Município de Cianorte-PR, entre as décadas de 1957 e 1964. O recorte temporal engloba os marcos de abertura e encerramento
das atividades da instituição. O expressivo acervo documental encontrado e a constatação de um emergente movimento de historiadores da educação em salvaguardar os acervos
documentais escolares possibilitaram a implementação de um inventário de fontes, que, além de oferecer subsídio para esta e outras pesquisas, contribui para o resguardo do patrimônio documental escolar da cidade de Cianorte. Neste, caracterizamos o contexto de implantação da Escola Normal Regional Silva Jardim -ENRSJ- e identificados aspectos
inerentes à cultura material escolar e a maneira como os sujeitos se exteriorizavam no tecido social, evidenciando a participação do corpo docente e discente da instituição.


Palavras-chave: Escola Normal Regional; Cultura Escolar; Formação de professores; Cianorte-PR.

A school culture and teacher training in Cianorte/PR: from the institutionalization process to practice and educational knowledge (1957-1964)

Abstract


This article presents partial research results that aim to investigate the history of institutionalization of regional normal education in the municipality of Cianorte-PR between the years of 1957 and 1964. The time frame covers the opening and closing marks of the institution's activities. The significant document collection found and the finding of
an emerging education historians movement to safeguard school documents enabled the implementation of an inventory of sources, which, in addition to offer subsidy for this and other research, contributes to the safeguarding of school documentary heritage of the city
of Cianorte. In this sense, we characterize the context of implementation of the Normal Regional Silva Jardim School - ENRSJ - identifying aspects of cultural school materials and the way the subjects manifested themselves in the social fabric, showing the collaboration of the institution's faculty and students.


Keywords: Normal Regional School; School Culture; Teacher Training; Cianorte-PR.

La cultura escolar y la formación de profesores en Cianorte/PR: de la institucionalización a las prácticas y saberes pedagógicos (1957-1964)

Resumen


El artículo presenta resultados parciales de la investigación que pretendió pesquisar la historia de la institucionalización de la enseñanza normal regional en el Municipio de Cianorte-PR, entre las décadas de 1957 y 1964. El recorte temporal abarca los hitos de apertura y cierre de las actividades de la institución. El expresivo acervo documental
encontrado y la constatación de un emergente movimiento de historiadores de la educación en salvaguardar los acervos documentales escolares posibilitaron la implementación de un inventario de fuentes, que, además de ofrecer subsidio para esta y otras pesquisas, contribuye para el resguardo del patrimonio documental escolar de Cianorte. En este, caracterizamos el contexto de implantación de la Escuela Normal
Regional Silva Jardim -ENRSJ- e identificados aspectos inherentes a la cultura material escolar y el modo como los sujetos se exteriorizaban en el tejido social, evidenciando la participación del cuerpo docente y discente de la institución.


Palabras clave: Escuela Normal Regional; Cultura Escolar; Formación de Profesores; Cianorte-PR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gonçalves, A. L. P., & Schelbauer, A. R. (2017). A cultura escolar e a formação de professores em Cianorte/PR: da institucionalização às práticas e saberes pedagógicos (1957-1964). Cadernos De História Da Educação, 15(3), 1078–1100. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/38485
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Andressa Lariane Paiva Gonçalves, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. E-mail: andressalariani@gmail.com

Analete Regina Schelbauer, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. E-mail:
analeteregina@gmail.com