Os deputados estaduais de Minas Gerais e a missão civilizadora da Educação: 1892 a 1898
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Tem-se por objetivo, neste artigo, apresentar e discutir a atução dos Deputados Estaduais de Minas Gerais, no período de 1892 a 1898. O texto estruturou-se em duas partes. Primeiro, destacou-se que estes intelectuais foram um dos setores sociais responsáveis pela implantação e pela consolidação da República no Estado de Minas Gerais, imputando uma missão civilizadora à sua educação. Eles consideraram a escola pública elementar um espaço privilegiado para se construir a democracia e promover o desenvolvimento nacional, impingindo à instrução os novos ideais de modernização, urbanização e industrialização. Segundo, a análise centrou-se no perfil desta elite, a partir dos seguintes critérios: classe social, formação e ocupação. Verificou-se que estes intelectuais representaram interesses das classes dominantes, que cada uma ocupou mais de uma ocupação e que grande maioria formou-se em duas escolas - Faculdade de Direito de São Paulo e Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Nesse sentido, constituíram um grupo homogêneo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Borges, V. L. A. (2010). Os deputados estaduais de Minas Gerais e a missão civilizadora da Educação: 1892 a 1898. Cadernos De História Da Educação, 8(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/3725
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).