A Escola Nova e os sentidos para a atividade escolar produzidos em Montes Claros (1927-1938)
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Resumo
O artigo discute concepções que tiveram lugar em Montes Claros . MG entre 1927 e 1938, período em que intelectuais ligados à Escola Normal local e ao jornal Gazeta do Norte se apropriam de princípios da Escola Nova. Por considerar, com Chartier (1990, 2001), que a .apropriação. é um uso criador de conteúdos em circulação e indica o que os sujeitos sociais fazem com o que recebem, a análise da realidade montesclarense orientou-se para a diversidade de sentidos assumidos pelo princípio da atividade, apontando incompreensões produzidas em torno da relação entre trabalho, interesse, esforço e disciplina. A análise das fontes documentais permitiu compreender a existência de um movimento de renovação que antecedeu ao escolanovismo, onde o verbalismo foi substituído pelo ensino intuitivo. No entanto, a verdadeira renovação foi atribuída à Escola Nova, que propôs a aprendizagem em situações reais, em conexão com os interesses e necessidades dos alunos.
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Como Citar
Veloso, G. M. (2010). A Escola Nova e os sentidos para a atividade escolar produzidos em Montes Claros (1927-1938). Cadernos De História Da Educação, 8(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/3715
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