EDUCADORAS MISSIONÃRIAS NA PROVÃNCIA DE SÃO PAULO EM FINAIS DO SÉCULO XIX: FRAGMENTOS DE SUA PASSAGEM PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nos anos finais do século XIX a Província de São Paulo contava, além das escolas públicas, particulares e católicas, com as escolas americanas protestantes fundadas pelos missionários norte-americanos. Essas escolas passaram a fazer parte da oferta de ensino regular num sistema escolar que tentava firmar-se na educação paulista e chegaram mesmo a destacar-se no cenário nacional, sendo reconhecidas pelas autoridades brasileiras, colaborando na construção da cultura, nacionalidade e identidade do País. Ao ressaltarem a necessidade de educação para as mulheres e o magistério feminino como forma de elevação moral e espiritual, de acordo com seus preceitos religiosos, e instituírem a coeducação dos sexos, descortinaram uma nova perspectiva educacional, diferente da pregada pelos colégios católicos e até mesmo pelo ensino público.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Almeida, J. S. de. (2013). EDUCADORAS MISSIONÃRIAS NA PROVÃNCIA DE SÃO PAULO EM FINAIS DO SÉCULO XIX: FRAGMENTOS DE SUA PASSAGEM PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Cadernos De História Da Educação, 12(1). https://doi.org/10.14393/che-v12n1-2013-13
Edição
Seção
Artigos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).