OS JESUÃTAS E A EDUCAÇÃO NO PROGRAMA DA REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO (1839)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Análise da visão sobre a atuação dos padres jesuítas na formação da cultura brasileira no período colonial expressa no programa da Revista do Instituto e Geográfico Brasileiro intitulado "Qual seria hoje o melhor systema de colonizar os índios entranhados em nossos sertões" e também no discurso inaugural, ambos de autoria do Cônego Januário da Cunha Barbosa (1780-1846). A visão, favorável à ação dos jesuítas, foi determinante para a composição de um nacionalismo elitista e europeizante no Brasil do século XIX. Tal perspectiva foi atualizada na proposta de interpretação da nossa história feita por Karl Friederich Philipp Von Martius (1794-1868) que, com a dissertação "Como se deve escrever a História do Brasil", publicada na Revista do IHGB em 1845, venceu um concurso promovido pelo Instituto. Essa visão está também presente no texto "Ensaio sobre os jesuítas" (1854) de autoria de Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro (1825-1876) publicado na Revista.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Toledo, C. de A. A. de, & Neto, J. P. (2011). OS JESUÃTAS E A EDUCAÇÃO NO PROGRAMA DA REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO (1839). Cadernos De História Da Educação, 9(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/11453
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).